Flagrantes mostram moradores reunidos em praça sem medo do coronavírus
Leitores registram rodas de amigos nas calçadas e reclamam de desrespeito à quarentena
Mesmo com recomendações feitas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para fomentar o isolamento social em todos os países do mundo, inclusive no Brasil, moradores do bairro José Abrão, na região do Segredo em Campo Grande, decidiram sair de suas casas e se reunir em praça pública.
Uma moradora do bairro reclamou da situação, e encaminhou vídeo divulgado em rede social pela pessoa que o gravou, no qual é possível verificar que nenhuma das pessoas utilizava máscara, recomendada pela Prefeitura de Campo Grande por meio do decreto 5.903.
Em áudio enviado em grupo de WhatsApp de moradores e comerciantes do bairro, a pessoa que gravou o vídeo das pessoas em frente à Praça da Árvore se irritou com as reclamações feitas pela vizinhança.
Não posso curtir um som na minha casa, venho na esquina da praça e não posso curtir um som. Aí vem vizinha 'dar nojo'", reclama o homem.
Vídeo e áudio foram encaminhados ao Campo Grande News por meio do Direto das ruas, pela moradora que preferiu não se identificar por medo de represálias. "O próprio rapaz que enviou o vídeo é quem gravou o áudio", explica.
"Tô deixando de levar meus filhos para verem os avós pois estou cumprindo corretamente o isolamento social, mas as pessoas continuam com aglomeração e churrasquinho na frente de casa", reclama a leitora.
Situação semelhante foi reclamação de outra pessoa, que passava pela avenida Monte Castelo. Segundo ela, várias pessoas sem máscara estavam em calçada na frente de um bar. "Passei ali agora e a festa estava montada. Além de estarem desrespeitando a quarentena, eram pessoas alcoolizadas, o que me dá medo de ir falar alguma coisa".
De acordo com orientações e recomendações feitas por diversos especialistas em saúde e infectologia, a fim de frear a contaminação em massa do novo coronavírus, é necessário evitar sair de casa e manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 metros. O uso da máscara também é recomendado para proteção das pessoas.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.