ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Homem é flagrado levantando fiação para que caminhão-cegonha atravesse

Código de Trânsito Brasileiro define regras para altura de caminhões; prática registrada em vídeo é incorreta

Guilherme Correia | 11/04/2022 11:38

Um homem foi filmado por volta das 13h30 deste domingo (10) levantando uma fiação no Trevo Imbirussu, em Campo Grande, para que um caminhão-cegonha carregado de sete caminhonetes pudesse passar pela via pública.

A ação foi feita para que o cabo não enroscasse em um dos veículos e o registro foi publicado nas redes sociais por um empresário, de 28 anos. "Achei uma situação muito inusitada e curiosa."

De acordo com o engenheiro eletricista Gabriel Correia, pode se tratar de uma fiação de telecomunicação, que possui características diferentes, podendo não haver eletricidade ou ser de baixa intensidade. "Se for fibra óptica, não há perigo de dar choque, mas se for algum outro tipo de condutor, pode causar acidente."

"Costuma ser um pouco menos perigoso, embora não seja uma prática correta - a pessoa pode sim se eletrocutar ou até cair", explica.

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), a prática registrada em vídeo é incorreta, mas a altura da fiação é de responsabilidade da Energisa.

Procurada, a concessionária de energia elétrica informa que fios ou cabos instalados nos postes da cidade devem ser manuseados somente por profissionais devidamente habilitados - seja da própria Energisa quanto de empresas autorizadas, sejam os fios de energia ou telefonia.

"O vídeo nos mostra uma situação de imprudência que poderia ter tido final trágico. Importante ressaltar que a altura de veículos que transitam em perímetro urbano deve respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, de forma a evitar possível colisão com os cabos e fios", diz nota encaminhada nesta manhã.

De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), caminhões-cegonha podem ter até 4,95 metros de altura. Além disso, segundo informações da montadora da caminhonete que estava no veículo, uma Chevrolet S10 pode chegar a cerca de 1,8 metro de altura, a depender do modelo. Desta forma, a altura total poderia superar o limite mínimo.

Homem é flagrado levantando fiação para que caminhão-cegonha atravesse
Homem levantou fiação com a mão para que caminhão-cegonha pudesse passar. (Foto: Direto das Ruas)

Energisa também ressaltou algumas orientações de segurança como forma de evitar acidentes relacionados à transmissão de energia elétrica ou de cabos de telefonia. Confira, na íntegra, informações encaminhadas pela assessoria de imprensa da concessionária:

  • Nunca intervir na rede elétrica, acione a Energisa quando houver necessidade;
  • A Energisa orienta a população a não se aproximar de cabos rompidos ou caídos ao chão, pois podem representar riscos à segurança. Importante também que não se aproximem das partes metálicas dos veículos para evitar possíveis acidentes;
  • Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres no chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar;
  • No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
  • Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede; Em casos como esse, o cliente deve entrar em contato imediatamente com a concessionária pelo 0800 722 7272 ou com o Corpo de Bombeiros.

Direto das Ruas - A imagem chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias