Incêndio em terreno baldio dura 3h e fumaça incomoda moradores
A síndica de residencial, localizado ao lado do terreno, conta que frequentemente colocam fogo no matagal
Incêndio em terreno baldio, no Loteamento Porto Bello, incomodou moradores no final da noite deste domingo (23). O terreno fica localizado na Rua Paraí, esquina com a Rua do Latim no Loteamento Porto Bello, região do Tiradentes, em Campo Grande. O fogo durou cerca de três horas e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado.
A síndica do residencial localizado ao lado do terreno baldio, Nair Matos Coelho, 58 anos, relata que o fogo durou cerca de três horas e queimou mais de cinco metros de área de mata. Ela conta que a maior preocupação é a saúde dos moradores, que podem sofrer com a grande quantidade de fumaça inalada. "Acreditamos que o incêndio seja criminoso, porque é a noite que acontece a queimada", destaca a moradora.
Ela conta que frequentemente o terreno é incendiado e como virou uma situação constante, o condomínio faz a limpeza do matagal ao redor da parede. "Nós limpamos cerca de três metros do muro do condomínio, porque sempre acontece isso. Esse espaço facilita a entrada dos bombeiros e também impede que o fogo atinja o muro e a cerca daqui", pontua a sindica.
A moradora relata que quando o mato cresce, vira habitat de escorpiões e ratazanas. Durante o fogo, enquanto a moradora estava gravando a ação dos bombeiros, ela conta que viu diversas ratazanas fugindo do incêndio. "O pessoal joga lixo, resto de entulho de obra. Fora que diversas vezes a polícia faz ronda nesse matagal procurando veículos furtados ou bandidos", comenta Nair. O matagal também traz insegurança para os moradores do bairro, visto que a única iluminação é de um poste, que não alcança toda a área do terreno.
Crime ambiental - Atear fogo em terrenos baldios, florestas ou áreas de mata é considerado crime ambiental e a multa pode chegar até R$ 9,6 mil. As denúncias de queimada podem ser feitas à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 3325-2567, Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana) pelo 156.
Caso o autor da queimada seja conhecido, a denúncia pode ser feita diretamente à Polícia Militar Ambiental pelo (67) 3357-1501.
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba a notícia no momento da publicação. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.