ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Incêndio em terreno baldio encobre o céu no Bairro Tijuca

Segundo relato de morador, queimadas atrás de residencial são recorrentes

Gustavo Bonotto | 03/04/2023 14:11


Fumaça tomou o céu do Bairro Tijuca após incêndio em terreno baldio durante a manhã desta segunda-feira (3). As imagens, encaminhadas ao Direto das Ruas, mostram a visão dos moradores do Residencial Arara Azul, localizado na Rua Saint Romain, diante do transtorno causado.

Segundo o morador Gutemberg, de 55 anos, a prática se tornou recorrente na região. "Vira e mexe, pessoas colocam fogo no mato, tanto na lateral quanto nos fundos do residencial, e o problema se arrasta, sem que nenhuma medida seja tomada", disse.

O morador pontuou que procurou pela fiscalização da administração municipal, mas não obteve retorno. "Parece que não existe fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, e a população da região precisa sofrer as consequências, como a inalação de fumaça, a sujeira de fuligem e a piora da qualidade do ar acaba provocando problemas de saúde em quem já tem predisposição".

Incêndio em terreno baldio encobre o céu no Bairro Tijuca
Em vermelho, a área do terreno baldio. (Foto: Reprodução/Google Street View)

A reportagem entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Em nota, a pasta pontuou que identificou no sistema de denúncias apenas um protocolo datado de hoje relacionado à queimada no endereço citado.

Destacou também que é vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos, bem como, é necessário manter os terrenos limpos e cercados, conforme a legislação determina. Neste caso, deverá ser encaminhada fiscalização para a constatação da queimada, pois uma vez identificada a queimada urbana, o proprietário do imóvel é então autuado, de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909. A multa neste caso varia entre R$ 2.944,50 e 11.778,00.

A secretaria reforçou quea Prefeitura lançou recentemente a campanha "Terreno Limpo, Cidade Limpa" que visa sensibilizar a população quanto a importância do correto descarte e disposição de seus resíduos sólidos, a necessidade do controle de vegetação nos lotes e os problemas ligados ao uso de fogo para a limpeza desses espaços, desta forma, a pasta a tem intensificado suas ações de fiscalizações voltadas aos terrenos baldios.

Como denunciar - O cidadão pode fazer uso dos serviços de teleatendimento da Central 156 de segunda a sexta feira, das 7:30 às 21:00 e aos sábados, das 8:00 às 12:30. Além disso, a denúncia de terreno baldio pode ser realizada através da plataforma Fala Campo Grande 156, disponível para download nas lojas de aplicativo para iOS e Android e na página fala.campogrande.ms.gov.br, ambos disponíveis 24h por dia.

Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

(*) Matéria atualizada às 18h44 para acréscimo de conteúdo.

Nos siga no Google Notícias