ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Longa espera: pacientes relatam "saga" por atendimento em posto de saúde

Em nota, Sesau diz que os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar

Por Everson Castilho | 25/11/2023 15:41



Na tarde deste sábado (25), pacientes da Upa Leblon (Unidade de Pronto Atendimento), relataram ao Campo Grande News, a demora no atendimento médico na unidade. Segundo informações fornecidas, a espera pode ser superior há 4 horas, que é o tempo estipulado para casos de menor gravidade.

A vendedora Yamina Graceis, 22 anos, disse à reportagem que a demora na unidade é constante. Durante a semana, frequentou o posto de saúde, depois de sentir fadiga e formigamento nos braços e na cabeça. Sem melhora, retornou várias vezes, sempre tendo que esperar muito para ser atendida.

"Eu vim na segunda às 19h e sai daqui às 23h30. Ontem retornei porque piorei, mesma coisa, Dei entrada 11h só fui atendida às 14h45 porque eu reclamei na recepção e disse que estava fazendo uma denúncia", lembrou. Hoje, ainda com os sintomas, voltou às 11h e até agora não foi atendida. "Demora em tudo, nem quem é ficha amarela é atendido rápido só quem chega com fratura e olhe lá”, disse a vendedora.

Escala de médicos nos postos que consta na página da Sesau (Foto/Reprodução)
Escala de médicos nos postos que consta na página da Sesau (Foto/Reprodução)

A vendedora também reclama que o número de profissionais que estaria disponíveis, conforme o site da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é diferente da realidade. No período vespertino, seriam sete, mas, no aviso afixado no posto, constam cinco profissionais.

Na tabela, número de profissionais na escala é diferente do site da Sesau (Foto/Reprodução)
Na tabela, número de profissionais na escala é diferente do site da Sesau (Foto/Reprodução)

Outro caso relatado ao Campo Grande News é de um motoboy de 40 anos, que não quis se identificar. A informação é semelhante: chegou na unidade às 9h30 e foi atendido somente às 14h20. "Quando passei pela triagem me informaram que havia pouco médico e de que iria demorar", relatou. Mas sem opção ele esperou por quase 5 horas para conseguir a consulta.

Conforme a nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, neste momento há cinco médicos clínicos e cinco médicos pediatras atendendo na unidade. Todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar que é de até 4h para casos de menor gravidade. Não há nenhum paciente , neste momento, com tempo de espera superior a 5h. Cabe ressaltar que o atendimento na UPA é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada. Desta forma, pacientes mais graves são priorizados. A unidade também recebe emergências onde é necessário fazer a estabilização do paciente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias