Longa espera: pacientes relatam "saga" por atendimento em posto de saúde
Em nota, Sesau diz que os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar
Na tarde deste sábado (25), pacientes da Upa Leblon (Unidade de Pronto Atendimento), relataram ao Campo Grande News, a demora no atendimento médico na unidade. Segundo informações fornecidas, a espera pode ser superior há 4 horas, que é o tempo estipulado para casos de menor gravidade.
A vendedora Yamina Graceis, 22 anos, disse à reportagem que a demora na unidade é constante. Durante a semana, frequentou o posto de saúde, depois de sentir fadiga e formigamento nos braços e na cabeça. Sem melhora, retornou várias vezes, sempre tendo que esperar muito para ser atendida.
"Eu vim na segunda às 19h e sai daqui às 23h30. Ontem retornei porque piorei, mesma coisa, Dei entrada 11h só fui atendida às 14h45 porque eu reclamei na recepção e disse que estava fazendo uma denúncia", lembrou. Hoje, ainda com os sintomas, voltou às 11h e até agora não foi atendida. "Demora em tudo, nem quem é ficha amarela é atendido rápido só quem chega com fratura e olhe lá”, disse a vendedora.
A vendedora também reclama que o número de profissionais que estaria disponíveis, conforme o site da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é diferente da realidade. No período vespertino, seriam sete, mas, no aviso afixado no posto, constam cinco profissionais.
Outro caso relatado ao Campo Grande News é de um motoboy de 40 anos, que não quis se identificar. A informação é semelhante: chegou na unidade às 9h30 e foi atendido somente às 14h20. "Quando passei pela triagem me informaram que havia pouco médico e de que iria demorar", relatou. Mas sem opção ele esperou por quase 5 horas para conseguir a consulta.
Conforme a nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, neste momento há cinco médicos clínicos e cinco médicos pediatras atendendo na unidade. Todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar que é de até 4h para casos de menor gravidade. Não há nenhum paciente , neste momento, com tempo de espera superior a 5h. Cabe ressaltar que o atendimento na UPA é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada. Desta forma, pacientes mais graves são priorizados. A unidade também recebe emergências onde é necessário fazer a estabilização do paciente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.