Mãe denuncia falta de fraldas desde julho em unidade de atendimento
Adolescente de 14 anos tem autismo e atraso cognitivo precisa de item
Krylsynara Ferreira do Carmo, de 32 anos, procurou o Campo Grande News, através do canal Direto das Ruas, para denunciar a falta do abastecimento de fraldas geriátricas no CEM (Centro de Especialidades Médicas), que deveriam ser distribuídas para os pacientes. Mãe de uma adolescente de 14 anos que faz uso das fraldas, ela relata que o produto está em falta desde julho.
Sara Beatriz do Carmo Lino tem autismo, retardo mental e atraso cognitivo de fala. A mãe explica que a filha depende do auxílio de uma pessoa adulta 24 horas por dia, e não consegue realizar tarefas simples do dia, como comer, tomar banho e até mesmo fazer o uso do banheiro, por isso precisa utilizar a fralda. “Ela não tem noção de perigo, do que é certo ou errado, do que pode e o que não pode”, explica.
Com as fraldas geriátricas em falta, Krylsynara precisa providenciar o produto por conta própria. Ela tem o suficiente para durar até o fim do mês de novembro, mas relata estar sem condições de bancar, e está endividada por conta dos gastos. “Desde agosto estou tendo que me virar e comprar as fraldas para minha filha, tendo gasto de 400 por mês, está difícil”.
A auxiliar entrou com o recurso para receber o reembolso pelas fraldas já compradas, mas sem previsão de quando irá receber e de quando irão voltar a fornecer as fraldas, a mulher não sabe o que irá fazer quando as fraldas acabarem.
A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria de Saúde do Município) para verificar a previsão do abastecimento do produto no CEM, e recebeu a informação de que "Campo Grande aguarda um novo carregamento de fraldas que deve chegar na próxima semana. A entrega atrasou devido uma fiscalização da Secretaria de Fazenda do Estado. Assim, a entrega dos insumos está prevista para quarta-feira. A paciente pode entrar em contato por telefone para confirmar a entrega - 2020-1763".
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Matéria editada às 12h44 para acréscimo da nota da Sesau.