Moradores esperam há dois meses por luz e limpeza em rua da Vila Anahy
A sisep informou que estará realizando ações de limpeza na próxima semana, devido a trégua nas chuvas
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores da Rua Rolim Moreira, em Campo Grande, aguardam há mais de dois meses por iluminação pública e limpeza de uma Área de Preservação Permanente (APP). Pedidos foram feitos via aplicativo FalaCG, mas não houve resposta da prefeitura. A falta de iluminação e o acúmulo de lixo na APP atraem atividades ilícitas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) prometeu limpeza e reparo na iluminação a partir da próxima semana.
Moradores da Rua Rolim Moreira, no bairro Vila Anahy, estão há mais de dois meses aguardando nova iluminação pública e a limpeza da região. Segundo a servidora pública Janyne Nogueira Ribeiro, de 35 anos, diversos pedidos para a instalação de luminárias e para a limpeza de uma APP (Área de Preservação Permanente) já foram feitos por meio do aplicativo FalaCG, mas, até o momento, nenhuma equipe da prefeitura esteve no local. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
O primeiro protocolo solicitando iluminação pública foi aberto em 29 de janeiro deste ano. Desde então, outros vizinhos reforçaram os pedidos via aplicativo, solicitando não apenas a revisão e implantação de luminárias, mas também a limpeza da área pública e a retirada de galhos.
A moradora explica que a rua tem apenas duas quadras e fica ao lado de uma APP que, segundo ela, precisa de mais atenção. “O local se tornou um lixo”, afirma, mencionando o descarte irregular de objetos na mata e a presença de usuários de entorpecentes.
No aplicativo, o pedido de troca de lâmpadas aparece como “sem O.S. pendente”, o que indica ausência de ordem de serviço. No entanto, Janyne afirma ter ligado para o número 156, da Coordenadoria Geral de Atendimento ao Cidadão, e foi informada de que o serviço de iluminação pública já estaria executado.
Outra moradora da via, a empresária Ecileide Maria de Souza, de 45 anos, reconhece que, apesar da ausência do poder público, parte do problema também vem dos próprios moradores. “Alguns vizinhos jogam entulho de obras e outros objetos na APP”, relata.
Ela mora na Rua Rolim Moreira há sete anos e afirma que sempre acionou a prefeitura para a limpeza da área verde, por conta do mato alto e do lixo acumulado. “Antes, a gente solicitava e o pessoal vinha. Agora, realmente, abandonaram tudo. A prefeitura não limpa mais e o mato tomou conta. Quando estava limpo, a gente ainda conseguia cuidar um pouco. Agora, com o matagal, está complicado e perigoso”, relata.
Ecileide conta que, em algumas ocasiões, ela mesma retira o lixo do local. Outros moradores também tentam preservar a área, colocando placas para desestimular o descarte irregular.
Janyne afirma que a combinação de mato alto e falta de iluminação tem atraído pessoas para atividades ilícitas. Vizinhos já flagraram casais fazendo sexo dentro de carros estacionados na via e usuários de drogas entrando na mata. Há ainda relatos de descarte de animais mortos, como cachorros.
Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que equipes farão a limpeza das áreas públicas e a roçada a partir da próxima semana, e que os trabalhos serão intensificados com a trégua das chuvas. “Sobre a iluminação, a equipe da Sisep irá verificar o que ocorreu e providenciar o reparo”, informou a pasta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.