Moradores reclamam de barulho causado por empresa de estruturas metálicas
Vizinhos dizem que não conseguem descansar por conta som, mas a empresa promete que vai resolver o problema
A empresa Orcitec, que trabalha com manutenção de estruturas metálicas, está tocando o terror com o barulho de maquinários pesados na Rua Campo Grande, Vila Ipiranga, há cerca de quatro meses. Após reclamações dos vizinhos, a empresa garante que não vai mais realizar serviços barulhentos.
O vídeo, enviado ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, foi feito pela enfermeira Samara Vieira Bahmad, 32 anos, que é vizinha da empresa. Por trabalhar a noite, ela precisa descansar durante o dia. “Não conseguia dormir. Fui de pijama para a calçada e gravei o vídeo, é um som ensurdecedor”, conta.
São pelo menos quatro casas afetadas, com as janelas do quarto viradas diretamente para a empresa. Outra moradora, Carolina Oliveira Reis, esteticista de 44 anos, trabalha em casa e está cuidando da mãe, que recentemente passou por uma cirurgia cardíaca de peito aberto. Ela conta que a idosa, de 72 anos, não consegue fazer o repouso necessário por conta do som alto.
Carolina, Samara e outros dois vizinhos se reuniram para tentar resolver o problema. Um deles trabalha de madrugada e a outra tem filho pequeno. Todos precisam de silêncio e tranquilidade durante o dia para dormir. “O barulho com certeza é além do permitido, porque é uma empresa que mexe com ferro”, diz a enfermeira Samara.
O grupo já entrou em contato com a Polícia, a Guarda Municipal e a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para denunciar o som alto. “Nada foi resolvido, a gente está em um país que as leis não são cumpridas. A gente liga, eles falam que vêm averiguar, mas ninguém vem”, desabafa Carolina.
Após muitos contatos ao longo dos últimos meses, Carolina conversou com um dos proprietários da empresa na manhã desta sexta-feira (26) e eles finalmente chegaram a um acordo. “Ele disse que em respeito a minha mãe, vai parar os trabalhos hoje”, conta.
A Orcitec informou que trabalha há mais de um ano no local, com manutenção em gruas e elevadores de prédios, e nunca havia tido esse tipo de problema. Mas que, há cerca de quatro meses, passaram a fazer também limpeza de escoras de laje, estruturas metálicas que geram muito ruído.
A empresa garante que, após conversar com os moradores, eles chegaram a um acordo e não vão mais fazer esse tipo de serviço. “É um transtorno muito grande para os vizinhos. Vamos suspender, procurar outro local ou arrumar um jeito de fazer sem causar barulho. Não queremos causar transtorno para ninguém”, declara Márcio Afonso Balbuena, sócio da Orcitec.
O Campo Grande News pediu um posicionamento da Semadur, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
Direto das Ruas – O relato chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.