Pagamento duplicado da mesma parcela de IPVA vira dor de cabeça para advogada
Advogada que estuda fora do Brasil não conseguiu contato com nenhum telefone de atendimento da secretaria
A advogada Isadora Lemos, de 27 anos, faz mestrado na Espanha e tem enfrentado via crucis depois do erro no pagamento de boleto do IPVA. "Na hora de pagar, usei o mesmo código de barras da 1ª prestação duas vezes, e compensou as duas vezes. Normalmente, quando um boleto já foi pago ou está em débito automático, aparece um aviso, mas desta vez, não apareceu nada", reclama.
Por conta da distância, a jovem que residia em Campo Grande acionou o Detran/MS, que a informou que o ressarcimento é de responsabilidade da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda). O problema é que nenhum dos telefones disponibilizados para atendimento da secretaria atende, nem mesmo o e-mail deixado no site é respondido. “Eu estou sem saber o que fazer e a quem recorrer”, disse.
Segundo assessoria da Sefaz, o contribuinte que paga errado o IPVA pode pedir a restituição do valor ou o apostilamento (aplicação do valor pago na próxima parcela). Em nota, a assessoria informou que isso é preciso ser feito o quanto antes, por conta do aumento da demanda na semana que antecede o vencimento do IPVA.
Conforme apurado pelo Campo Grande News, a Sefaz conta com três atendentes que se dividem nos atendimentos presenciais e telefônicos e, por conta dos afastamentos por covid-19, o setor de atendimento estaria desfalcado.
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