ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

“Queremos uma solução”, diz moradora de bairro onde calçada virou matagal

Segundo a presidente do Jardim Imá, o local está abandonado há anos e virou até depósito de lixo

Geniffer Rafaela | 27/02/2023 19:47


Cansados de ver matagal tomando conta de terreno abandonado na Rua Tupinambás, no Bairro Jardim Imá, moradores buscam por uma solução para o problema. Em imagens encaminhadas para o Campo Grande News é possível ver que a calçada ao lado do terreno foi totalmente coberta pelo mato.

Silsa Monteiro, de 54 anos, é presidente do bairro e conta que há muitos anos o terreno está assim. Na tarde desta segunda-feira (27) ela gravou um vídeo falando da situação: “Os vizinhos estão todos injuriados, por isso resolvemos fazer isso”.

O local virou um depósito de lixo: “Tem pessoas que jogam coisas velhas, tem sofá velho e até bujão”, conta Silsa. Os moradores ainda reclamam do aparecimento de escorpiões e caramujos nas casas. A presidente do bairro também diz que estão com medo da dengue: “Eu imagino que seja daí [se referindo ao terreno]".

Silsa diz que relatou os problemas à Prefeitura de Campo Grande através do aplicativo de telefone, mas afirma não ter tido resposta. Ela também já tentou identificar o dono do terreno, mas só conseguiu descobrir que ele já foi multado algumas vezes.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura que informou que o local já passou por vistoria fiscal no dia 15 deste mês, sendo que o proprietário já foi notificado conforme o Artigo 18-A da Lei n. 2909, por não limpeza do terreno. Agora é aguardada pela Semadur(Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) que termine o prazo da notificação  para que a irregularidade sejam resolvidas.

Após se encerrar o prazo, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para uma nova vistoria e caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário então é multado. De acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909, Artigo 18-A. A multa neste caso varia entre R $2.944,50 e 11.778,00.

Também foi esclarecido que o órgão da prefeitura não tem competência legal para realizar limpeza de terrenos, sendo essa a função do proprietário do local. A população podem denunciar  situações semelhantes a essa pelo número 156, de segunda a sexta feira das 07:30 às 21:00 e aos sábados das 08:00 às 12:30. Ou através da plataforma Fala Campo Grande 156, disponível para download nas lojas de aplicativo para IOS e Android e no sítio  fala.campogrande.ms.gov.br, ambos disponíveis 24h por dia.

(*) Matéria alterada no dia 28 às 14h14 para acréscimo da resposta da prefeitura de Campo Grande

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias