ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Retomada de prazos no Detran causa fila de semanas no agendamento

Serviço de transferência de veículos está demorando até 20 dias para ser executado pelo órgão

Nyelder Rodrigues | 19/08/2021 20:31
Fachada da unidade do Detran na saída para Rochedo, sede do órgão em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Fachada da unidade do Detran na saída para Rochedo, sede do órgão em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A retomada dos serviços públicos presenciais e dos prazos para que se realizem os procedimentos de regularização de documentos, fez com que alguns itens do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul já acumulem filas que duram até três semanas para conseguir atendimento.

É o caso de um leitor do Campo Grande News, que enviou reclamação pelo canal de interação com a redação, o Direto das Ruas, afirmando ontem (18), que entrou no sistema para fazer uma transferência de seus veículos.

"Muitos serviços só podem ser feitos nas agências e só mediante agendamento, como é o caso da transferência de posse de carros, motos e outros veículos. Mas a fila está grande. Só tem vaga para daqui duas, três semanas", revela.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Detran, que revelou que a situação ocorre por causa da retomada dos prazos que estavam suspensos por causa da pandemia de covid-19, há praticamente um ano. "É normal a alta na procura, mas os atendimentos estão ocorrendo normalmente", frisa.

Além disso, foi explicado que existe ainda uma opção para se fazer a transferência do veículo sem precisar sair de casa, tudo online. Contudo, é preciso que o automóvel ou motocicleta tenha sido comprado após o dia 4 de janeiro desse ano - adquisições devem seguir o procedimento tradicional.

Pelo canal ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), é possível realizar o registro da intenção de venda. Além do ATPV-e, pagamento de guias, emissão de licenciamento, comunicação de venda e impressão de formulários podem ser feitos todos pela internet, remotamente.

Passo a passo - Os que tem carro adquirido a partir de 4 de janeiro de 2021, podem realizar a autorização da transferência eletrônica, acessando o portal de serviços "Meu Detran", no canto superior direito no site do Detran-MS, que pode ser acessado neste link. É preciso estar com documento do veículo em mãos.

Depois acesse o menu "Veículo" e escolha a opção "ATPV-e intenção de venda", informando, em seguida, os dados solicitados, do proprietário, da venda e do comprador. Assim, a transação está praticamente concluída.

Para que seja efetivo o processo, é necessário imprimir e reconhecer firma do documento em cartório, realizar a vistoria veicular no Detran ou em uma empresa terceirizada e agendar a visita em uma das agências para fechar a transação.

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias