ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Sem ventiladores, corredor de unidade básica vira "forno" para pacientes

Prefeitura removeu equipamentos no início do mês para manutenção

Por Gustavo Bonotto | 04/10/2023 13:34
Paciente registra falta de ventiladores em corredor da UBS Coophavila. (Foto: Direto das Ruas)
Paciente registra falta de ventiladores em corredor da UBS Coophavila. (Foto: Direto das Ruas)

Pacientes que aguardam atendimento médico na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Coophavila procuraram a reportagem diante a falta de ventiladores no centro médico situado na Rua da Beira Mar, em Campo Grande, nesta quarta-feira (4).

"Está o maior calor aqui, acredita que não tem nenhum ventilador? Um forno. Os funcionários informaram que foram retirados para manutenção na época do 'calorão' e desde então eles precisam trazer de casa", disse uma paciente que não quis ser identificada.

Nas imagens encaminhadas ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas é possível observar que o espaço destinado aos dispositivos está vazio. Apenas o controle de funcionamento e velocidade permanece nas paredes. Em outro ângulo, um ventilador de chão é visto no espaço destinado à triagem e registro dos pacientes.

A reportagem questionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Por meio de nota, a pasta ressaltou que os equipamentos da recepção da unidade foram retirados para manutenção em razão de um problema de funcionamento. Tão logo sejam consertados, serão dispostos novamente no local.

"Cabe ressaltar que, como uma forma de amenizar o calor, as portas e janelas da unidade têm sido mantidas abertas para que o ar circule. Todas as demais instalações da unidade, como consultórios, sala de triagem, curativo, sala de vacina e demais, possuem ar-condicionado. Neste momento de calor intenso, a Sesau, através do serviço de manutenção, têm intensificado as revisões e de maneira periódica a troca de equipamentos avariados para garantir o bem estar tanto dos pacientes quanto dos servidores que atuam nas unidades de saúde", diz o comunicado.

Funcionários improvisam com ventilador portátil. (Foto: Direto das Ruas)
Funcionários improvisam com ventilador portátil. (Foto: Direto das Ruas)

Conforme noticiado, Mato Grosso do Sul deve enfrentar "calorão" de 39ºC nesta quarta-feira, mas a meteorologia indica que o fim de semana deve ser de chuva e a passagem de uma frente fria que deve dar um alívio. A mínima nos próximos dias pode chegar aos 16ºC.

Na região pantaneira, as temperaturas podem atingir os 39ºC em Corumbá, Miranda e Aquidauana, 38ºC em Coxim e 37ºC em Porto Murtinho. No sul do Estado, as máximas previstas são de 33ºC em Ponta Porã e 37ºC em Dourados.

Outras máximas previstas para esta quarta-feira são de 38ºC em Bonito, 37ºC em Três Lagoas, Água Clara, Nova Alvorada do Sul, Naviraí, Ivinhema, Maracaju e Nova Andradina, 36ºC em Paranaíba, e 33ºC em Costa Rica.

Direto das Ruas - A história chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias