ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 33º

Direto das Ruas

Som de fogos de artifício matou Lup enquanto enfermeira votava

Ao chegar em casa, a tutora encontrou seus outros dois cães agitados e a calçada com muitos arranhões

Por Geniffer Valeriano | 07/10/2024 07:28
Lup morreu durante a noite deste domingo (Foto: Direto das Ruas)
Lup morreu durante a noite deste domingo (Foto: Direto das Ruas)

Som de fogos de artifício matou Lup, Shih Tzu, de 7 anos, enquanto técnica de enfermagem votava neste domingo (6). A tutora do animal, Luana Gonçalves, de 37 anos, relata que ao chegar em casa encontrou bastante marcas do desespero de seus pets em sua calçada. O caso aconteceu no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande.

Luana conta que saiu de sua casa ainda no período da manhã. Após participar da eleição, a técnica de enfermagem saiu para almoçar com a sua família. Ao retornar para sua residência, por volta das 21h, encontrou seus dois cachorros bastante agitados e deu falta de Lup.

Quando Lup foi encontrado, ele já estava sem vida. “A calçada onde eles ficam estava toda arranhada, como se eles tivessem tentando cavar para se desestressar ou para se esconder. Fomos investigar o que poderia ter acontecido, e nossa vizinha contou que durante as comemorações da apuração das eleições soltaram muitos fogos”, disse.

A técnica de enfermagem contou que em datas comemorativas, como o ano novo, se preparava para as noites com fogos de artifício. Porém, ontem ela acabou se esquecendo que durante as comemorações os fogos poderiam ser utilizados.

“Eu nem consegui dormir bem, por conta da irresponsabilidade das pessoas que fizeram esse ato, que não podiam ter cometido. As pessoas precisam entender que a alegria pode ser manifestada de outra forma e não só com barulho”, desabafou.

Além de Lup e seus outros dois cachorros, Luana relembra que outras pessoas também são afetadas pelo barulho dos fogos. “Fica para nós a tristeza, mas fica o alerta para a população. Talvez para alguém não faça diferença, mas quem ama o animal sabe o quanto é ruim e difícil chegar e encontrar o seu bichinho que amava morto”.

Crime - Soltar e queimar fogos de artifício ou quaisquer artefatos pirotécnicos com efeitos sonoros está proibido em Campo Grande, conforme a Lei Complementar n. 406/2021. Quem realiza tal prática está sujeito a multa de R$1.000,00. O barulho gerado pelos artefatos causa incômodo a pessoas hospitalizadas, bebês, autistas, idosos com Alzheimer e animais.

A proibição se estende para a queima de fogos sem efeitos sonoros dentro de locais fechados, a menos de 500 metros de hospitais, casas de saúde, asilos, presídios, quarteis, postos de serviços e de abastecimentos de veículos, depósitos de inflamáveis, reservas florestais, ou a partir de porta, janelas ou terraços das edificações.

Direto das ruas - A sugestão de pauta chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias