Vídeo mostra manifestação de professores por reajuste salarial em Paranaíba
Profissionais da educação reivindicam reajuste de 33,24% estabelecido em portaria do Governo Federal
Pedindo reajuste salarial e valorização do administrativo da educação, um grupo de profissionais se reuniu em frente à prefeitura de Paranaíba, a 408 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (24).
A concentração aconteceu por volta das 7h, na Praça da República e os profissionais seguiram, alguns a pé e outros de carro, até o Paço Municipal, na Avenida Juca Pinhé, onde o protesto se encerrou por volta das 11h.
Segundo o Sindispar (Sindicado dos Servidores Públicos de Paranaíba), a categoria reivindica o reajuste de 33,24% no piso salarial, válido a partir deste ano, conforme portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Vídeo enviado pelo Direto das Ruas mostra os profissionais vestidos de preto e com faixa escrita: “Quem trabalha pela educação, merece valorização! Reajuste já!”, em frente ao prédio da prefeitura. Em certo momento, os manifestantes correm para o lado do prédio e gritam que o prefeito estaria “fugindo” por trás.
A portaria assinada no dia 4 de janeiro de 2022 estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. Com isso, piso da categoria para 2022 passou para R$ 3.845,63.
“O último aumento que nós tivemos foi em 2010, até aqui o município vem destinando reajuste anual corrigido pela inflação, mas o salário dos professores e administrativo nunca teve reajuste real, de 2010 até esse momento. Estamos lutando para que tenhamos esse reajuste”, disse o presidente do Sindispar, José Barbosa Barros (Barbosinha) à rádio Cultura FM.
O Campo Grande News tentou contato com o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz (PDT) e com o representante dos profissionais e aguarda retorno.
Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.