Vizinho reclama de conviver com pit-bull solto apesar de lei proibir
Segundo homem, que prefere não se identificar, animal já matou outros cachorros e ele tem medo de ataque
Apesar da lei estadual nº 3.489/2008 determinar que cachorros pitbull não podem ficar em via pública sem guia curta, enforcador de aço e focinheira, morador do Bairro Jardim do Pênfigo, em Campo Grande precisa conviver com um animal da raça solto. Vídeo enviado ao Campo Grande News, mostra o cão na calçada de uma casa sem nenhuma restrição.
Na gravação, enviada pelo canal Direto das Ruas, é possível ver homem mexendo em um carro e o cachorro logo atrás, na calçada. O animal fica um tempo em pé e logo depois se senta ao lado das cadeiras que estão em frente à residência com portão aberto.
O cachorro não tem nenhuma restrição de circulação e segundo o vizinho, que prefere não se identificar, vive solto na rua sem qualquer cuidado e já chegou a matar outros animais de porte menor, de acordo com o homem.
“É só vir ficar aqui de frente com ele e você vai ver o risco”, disse o homem que afirmar ter medo do animal.
À reportagem, o homem afirma que vai procura a polícia e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) para denunciar o vizinho. “Está difícil conseguir ter paz e segurança. Não sei se os outros vizinhos procuraram a polícia, mas eu vou. Esse cachorro vive solto”, pontuou.
O que diz a lei? - A lei, exige o uso da focinheira e enforcador em locais públicos para os cães das raças pitbull, rottweiler, doberman, bull terrier, dogo argentino e fila brasileiro.
Assim como a lei municipal complementar nº 392/2020 que esclarece que cães de médio e grande porte só poderão ser conduzidos por maiores de 18 anos e com força suficiente para controlar os movimentos do animal que deve estar usando guia com enforcador.
A lei também pontua que os donos e ou condutores dos animais são responsáveis pelos danos que sejam causados em vias públicas, assim como a outras pessoas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.