Aberta licitação para estudos de novos ramais da Ferrovia Norte-Sul
Projeto prevê ligação entre Mato Grosso do Sul e Paraná
Empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias publicou na edição de hoje do Diário Oficial da União o edital de concorrência para a contratação de especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos novos ramais da Ferroeste e da Ferrovia Norte-Sul.
O edital prevê a execução dos estudos em dois lotes, um deles para a ligação ferroviária de Mato Grosso do Sul com o município de Panorama, no trecho Maracaju, no Estado, a Paranaguá, no Paraná. A extensão aproximada é de 1.116 quilômetros.
Já a segunda parte do estudo, contempla a Ferrovia Norte-Sul, no trecho Panorama, São Paulo, e o Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com extensão de 1.620 quilômetros.
O ponto de partida para viabilizar os estudos para a expansão da ferrovia paranaense começou, este ano, com uma reunião entre o governador do Paraná, Beto Richa, e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB).
O encontro entre os dois foi Curitiba, no dia 07 de fevereiro, com o objetivo de promover a construção de um ramal ferroviário que interligasse a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, com passagem por Mundo Novo e Guaíra.
O próximo passo foi a reunião dos governadores, no dia 16 de fevereiro, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em Brasília.
Na ocasião ficou definido que a Valec também faria o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá.
Este novo ramal, defendido pela Ferroeste, é fundamental para solucionar o gargalo existente na linha da antiga ferrovia da RFFSA, entre Ponta Grossa e o porto. O trecho, cuja construção começou na época do império, não comporta o volume de cargas somado das regiões Oeste do Paraná, Centro-Oeste brasileiro e Paraguai.