ANTT abre consulta do trecho da ferrovia Estrela D´Oeste-Dourados
A Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Carga (Sufer), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), começou a colher sugestões da população para a construção da ferrovia ligando Estrela D’Oeste (SP) a Dourados (MS). Com 477 quilômetros de extensão, a ferrovia se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A linha passará por Panorama (SP) e seguirá para Dourados.
A obra faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado em agosto do ano passado pelo Governo Federal. O trecho Estrela D´Oeste -Dourados deverá ser licitado ainda este ano e as obras estão prevista paras 2014. O cronograma do Governo Federal prevê que esteja pronta em 2019.
A ferrovia atravessa 19 municípios, dos quais 12 estão localizados em São Paulo e outros sete em Mato Grosso do Sul. A linha férrea terá o percurso entre Estrela D’Oeste (SP), onde haverá um bifurcamento com a futura linha da Ferrovia Norte-Sul, passando por Panorama (SP), próximo ao rio Paraná, seguindo para Dourados (MS). A cidade sul-mato-grossense é uma importante produtora e armazenadora de grãos do Centro-Oeste, o que facilitará o escoamento das futuras safras brasileiras.
Por meio da tomada de subsídio, a população poderá conhecer e dar sugestões para aprofundar as discussões dos estudos para a implantação da ferrovia. As sugestões poderão ser feitas por meio de preenchimento do Formulário de Envio de Contribuição, no site da ANTT até 16 de maio, às 18h, através do link http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/21180/Tomada_de_Subsidio_n__006_2013.html.
A documentação completa relativa à tomada de subsídio estará disponível no site: www.antt.gov.br –Tomada de Subsídios nº 006/2013 . Sugestões também poderão ser enviadas por via postal para: SCES – Lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 – CEP: 70200-003/Brasília (DF).