Após dois meses em recuo, volume de serviços volta a crescer em MS
Pesquisa mostra que houve avanço de 9,2% em relação a setembro de 2020
Depois de dois meses consecutivos em recuo, o volume de serviços em Mato Grosso do Sul avançou 3,6% na passagem de setembro para outubro. Os dados da PMS (Pesquisa Mensal do Comércio) foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A pesquisa mostra que o setor avançou 9,2% em relação a igual período de 2020, sétima taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, a alta é de 13,7%. Já no comparativo de 12 meses, a variação é positiva em 11,6%, mantendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro deste ano. Maior taxa desde dezembro de 2012.
Desde setembro do ano passado, o setor vem mostrando recuperação e chegou a superar o patamar pré-pandemia ainda em dezembro de 2020, no entanto, caiu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, voltando a subir em março superando o nível antes da covid-19 e em setembro, chegou a 10,1% acima do volume de fevereiro de 2020.
A nível nacional, Mato Grosso do Sul teve o melhor desempenho do setor entre as unidades da federação, seguido pelo Distrito Federal (2,9%) e Rio de Janeiro (2%) . Na contramão, vinte das 27 unidades federativas registraram recuo no setor em setembro, sendo o maior impacto em São Paulo com queda de 1,6%.
O setor de serviços engloba atividades que oferecerem um serviço útil ao consumidor e não um produto final. Como, por exemplo, turismo, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral.