Após quedas, vendas no comércio varejista crescem 8,8% em outubro
Após meses de vendas fracas, o comércio varejista cresceu 8,8% em outubro, em relação a setembro deste ano em Mato Grosso do Sul, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em comparação com setembro deste ano, o índice de volume de vendas em outubro foi de 135,8 contra 124,8 no mês anterior. Porém, em relação a outubro de 2014, as vendas do comércio varejista caíram 4,9% de um ano para outro.
Se comparado com janeiro de 2015, quando o volume de vendas ficou em 134,4, outubro apresentou crescimento de 1%. No acumulado do ano, a queda é de 0,4%.
O índice de receita nominal no Estado, cresceu 5,9% em outubro e o índice foi de 147,6 contra 164,9 em relação ao mesmo período do ano passado.
Queda – As vendas no varejo apresentaram queda de 9,9% no comércio varejista ampliado, que englobam materiais de construção e vendas de automóveis, motos, peças e serviços. Em setembro, a queda neste setor foi maior, sendo 10,3%. A comparação é feita em relação ao mesmo período do ano passado.
Brasil - No país, também houve crescimento de 0,6% no comércio varejista, em relação a setembro, na série livre de influências sazonais, resultado que interrompe oito meses de taxas negativas consecutivas, período que o varejo acumulou perda de 6,3%. Nessa mesma comparação, para receita na nominal de vendas, o aumento foi de 1,2% frente a setembro.