Após um ano do anúncio, mudanças nos rótulos passam a valer nesta segunda
Mudança inclui alertas sobre nutrientes na parte frontal da embalagem e foram publicadas há um ano
As novas regras para os rótulos de alimentos começaram a valer nesta segunda-feira (9) para produtos lançados há um ano. O objetivo das normas é melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às necessidades individuais.
As mudanças foram estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2020 e entraram em vigor no ano passado. Com a nova determinação, o que será mostrado na parte da frente dos rótulos de alimentos e bebidas são símbolos de lupa com informações do tipo “alto em açúcar adicionado”, “alto em gordura saturada” e “alto em sódio”.
Os símbolos de “alto em açúcar adicionado” serão obrigatórios em rótulos de alimentos sólidos e semissólidos com 15g ou mais a cada 100g e nos líquidos de 7,5g ou mais por 100 ml de alimento.
A tabela não terá mais letrinhas difíceis de ler e cheias de cores, mas sim letras pretas e fundo branco. Será obrigatória a informação de açúcares totais e adicionados, além do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.
As bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis podem ter os rótulos modificados até 9 de outubro de 2025.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.