ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Baixa renda deixa famílias de Campo Grande menos confiantes para comprar

Índice chegou a 96,6% em abril contra 98,8% em março

Izabela Cavalcanti | 21/04/2023 10:27
Famílias e consumidores andando no Centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Famílias e consumidores andando no Centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A Intenção de Consumo das Famílias teve queda de 2,3% em abril, chegando ao patamar de 96,6%. As famílias com menor renda tiveram retração de 2,8%, enquanto as que têm renda mais elevada tiveram aumento de 0,1%. Os dados são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio e Bens, Serviços e Turismo, na quinta-feira (20).

De acordo com a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, o que se percebe são famílias com menor renda menos otimistas.

“O que percebemos é que as perspectivas profissionais estão menos otimistas entre as famílias com menor poder aquisitivo, elas percebem uma renda menor, com os efeitos da inflação e por isso estão consumindo menos. Um ponto em comum entre ambos os públicos é que a avaliação sobre o momento para a compra de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, por exemplo, teve importante redução,  de 11,5%”, avalia.

Ao serem questionados sobre o emprego em relação à situação no mesmo período do ano passado, 48,1% estão mais seguros; 12,3% menos seguro; 25,2% igual ao ano passado. Sobre a melhora profissional nos próximos 6 meses, 55,9% disseram que estão positivos e 33,6% negativos.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, a renda atual está 28% melhor; 15,2% pior; e 56,1% acreditam estar igual a do ano passado.

Em relação a empréstimo para comprar a prazo, 14,9% disseram que está mais fácil que o ano passado; 19,9% acham que está mais difícil; e 60,3% acredita que a situação está do mesmo jeito.

Para 16,8% o nível de consumo atual está maior; para 39,7% está menor; 43,2% diz estarem comprando a mesma coisa.

Para os próximos meses, as famílias acreditam que o consumo em geral tende a ser maior para 16,5%; 33,6% acreditam ser menor; 48,1% igual ao do ano passado.

Pensando em bens duráveis, como eletrodomésticos, televisão e som para casa, 70,9% acreditam ser um mau momento para comprar este tipo de produto; e para 21% será um bom momento.

Nos siga no Google Notícias