ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Black Friday contribui para aumento na venda de veículos novos em MS

Renata Volpe Haddad | 02/12/2015 17:34
Venda de automóveis cresceu 5,30% em relação a outubro. (Foto: Gerson Walber)
Venda de automóveis cresceu 5,30% em relação a outubro. (Foto: Gerson Walber)

A venda de veículos novos em Mato Grosso do Sul cresceu 0,80% em novembro, se comparado com o mês anterior, outubro. Porém, em comparação com o mesmo período do ano passado, os números apresentam queda de 30,4%, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (2) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

De acordo com a pesquisa, em novembro a venda de automóveis cresceu, sendo comercializados 1.132 em novembro contra 1.075 em outubro, representando crescimento de 5,3%. Em novembro de 2014, foram vendidos 1.561 automóveis novos.

A venda de comerciais leves, que são os carros utilitários, também cresceu em novembro e foram vendidos 207 contra 165 em relação a outubro. Já a venda de motocicletas novas caiu 6,87%, sendo que no mês passado foram vendidos 461 motos contra 495 em outubro. Em comparação com 2014, a queda é de 30,68%.

Concessionárias - Para aquecer as vendas e poder recuperar um ano fraco para o setor, as concessionárias estão trabalhando com várias ofertas para atrair os consumidores e se destacar.

A concessionária Fiat Enzo participou da Black Friday e vendeu mais de 30 unidades do veículo Fiat Palio versão 1.4 que estava na promoção. De acordo com o gerente de vendas Alexandre Martinez, a Black Friday ajudou a fechar o mês no azul. "O carro que custa na tabela R$ 43 mil estava por R$ 36 mil e isso ajudou a aquecer as vendas. A promoção continua ainda na primeira semana de dezembro", comenta.

Ainda segundo Martinez, as promoções de Natal ainda não foram lançadas pela fábrica. "Mas a Fiat sempre faz para podermos começar 2016 com o pé direito, já que deve ser também um ano de retração nas vendas", afirma.

O que ajudou a finalizar novembro com vendas boas na Perkal, foi a Black Friday. Conforme o gerente de vendas, Carlos Villa Maior, em comparação com outubro, mês passado vendeu 7,8% a mais. "Durante a promoção, toda a linha estava com bônus que variavam de R$ 2 mil a R$ 11 mil e isso contribuiu para finalizar o mês bem", alega.

Segundo Villa Maior, a Perkal vai lançar uma campanha nesta noite (2) com descontos maiores do que a Black Friday, que vai até 31 de dezembro. "Vamos oferecer bônus de até R$ 8 mil e taxa zero para quase toda a linha Chevrolet. As pessoas querem aproveitar as promoções de fim de ano e o 13º salário para trocar de carro e essa é uma boa oportunidade", afirma.

Promoções da Black Friday contribuíram para as vendas positivas de novembro. (Foto: Gerson Walber)
Promoções da Black Friday contribuíram para as vendas positivas de novembro. (Foto: Gerson Walber)

A Endo Car veículos também participou da Black Friday e estendeu a promoção durante a semana, o que garantiu um aumento nas vendas em 15% em relação a outubro, conforme o gerente de vendas, Edson Baú. "A montadora já havia me dado algumas condições como taxa zero e bônus, independente das promoções, mas todo o movimento do comércio gera uma expectativa de compra, já que o consumidor sempre está em busca de um bom negócio", explica.

O gerente alega ainda que a expectativa para 2016 é bem cautelosa, por causa do cenário econômico que o país está vivendo. "Antes o governo reduzia taxa de impostos, agora não temos mais esse ajuda. A nossa expectativa agora é a curto prazo e janeiro e fevereiro sabemos que são meses historicamente ruins, mas a Endor Car realiza condições especiais no fim de ano para poder ajudar no ano que entra", avalia.

De acordo com o gerente de vendas da Auto Master, Fernando Oliveira, toda a linha de carros novos pode ser negociada em até 40 vezes sem juros, dependendo do valor da entrada. "A gente trabalha muito com negociação também, já que o cliente já vem até a concessionária bem informado e sabendo as propostas de outros locais que o consumidor tem, a gente tenta cobrir", comenta.

Nos siga no Google Notícias