ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Colheita atrasa, mas safra de MS mantém estimativa de 11,2 milhões de toneladas

Índice colhido nesta época era 21%, indicando atraso por causa do plantio tardio, consequeência da falta de chuva

Gabriel Neris | 28/02/2021 12:43
Colheita atrasa, mas safra de MS mantém estimativa de 11,2 milhões de toneladas
Soja colhida em lavoura de MS (Foto: Famasul/Divulgação)

O Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) aponta que já foram colhidos 9,7% das lavouras da soja da safra 2020/21 em Mato Grosso do Sul.

Em comparação com a temporada anterior, o percentual colhido nesta época era 21%, indicando atraso por causa do plantio tardio, consequência da falta de chuva.

O boletim também aponta que a área plantada foi menor do que prevista inicialmente, caindo de 3,645 milhões de hectares para 3,529 milhões.

Com relação à produtividade, permanece a estimativa em 53 sacas por hectare, o que representa produção de 11,222 milhões de toneladas. Ano passado o Estado colheu 11,328 milhões de toneladas de soja.

“Só será possível saber a produtividade mais para o final da colheita. Superada essa previsão inicial de 53 sacas por hectare, que é bem moderada, ainda podemos ter mais uma safra recorde. Apesar dos contratempos pela falta de chuvas no momento do plantio, o que fez atrasar todo o ciclo da lavoura, estamos colhendo uma das maiores safras dos últimos anos”, disse o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

A colheita está mais avançada em Alcinópolis e Dourados (25%), Rio Brilhante, Chapadão do Sul e Costa Rica (20%).

Nos siga no Google Notícias