ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

ANP autoriza ampliação da usina de etanol em Sidrolândia

Refinaria pode dobrar capacidade de produção de etanol, farelo, óleo bruto de milho e energia

Por Gustavo Bonotto | 27/02/2025 20:21
ANP autoriza ampliação da usina de etanol em Sidrolândia
Estrutura da fábrica da Inpasa, construída em Sidrolândia. (Foto: Lucimar Couto)

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autorizou a operação da segunda fase da refinaria Inpasa, em Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, conforme publicação no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (26).

A autorização, registrada sob o nº 114 de 25 de fevereiro de 2025, revoga a anterior (nº 628/2024) e estabelece que a usina pode operar com capacidade de produção de 2.500 m³/dia de etanol hidratado e 2.500 m³/dia de etanol anidro, desde que atenda às normas ambientais e de segurança.

A ampliação da planta permite uma capacidade produtiva anual de 800 milhões de litros de etanol, além da geração de 465 gigawatts-hora de energia elétrica renovável, segundo a empresa. Também são produzidos etanol anidro e hidratado, farelo, óleo bruto de milho e energia, com investimento de R$ 2,3 bilhões, anunciado durante a 1ª edição do MS Day, em agosto de 2024, em São Paulo (SP).

Na construção, foram empregados 2.300 trabalhadores, além da criação de 350 postos de trabalho efetivos com o funcionamento da planta.

A unidade de Sidrolândia é a quarta da Inpasa no Brasil, que já opera em Dourados, Nova Mutum (MT) e Sinop (MT). A empresa também investe em projetos de transição energética no Nordeste, com iniciativas em Balsas (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Veja a íntegra da publicação abaixo:

ANP autoriza ampliação da usina de etanol em Sidrolândia

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias