Combustíveis e mensalidades puxam alta da inflação na Capital em fevereiro
Índice de preços ao consumidor Amplo, medido pelo IBGE, ficou em 0,42% , maior em relação a janeiro que era de 0,13%
As altas nos preços dos combustíveis e reajuste em mensalidades escolares acabaram por elevar a inflação oficial medida em Campo Grande. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro teve alta de 0,42%, depois de variar 0,13% em janeiro. No ano, o IPCA avançou para 0,55% e, nos últimos 12 meses, de 4,48% na Capital.
O grupo Educação, teve a maior variação do mês de 5,25% entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados. Outros quatro grupos também apresentaram alta, com destaque para Transportes, mais precisamente de combustíveis. Com acréscimos de 1,74% no custo da gasolina e 1,20% no etanol, Campo grande liderou o ranking de elevação nos combustíveis em fevereiro. O motivo foram as alterações na alíquota de ICMS dos produtos que no caso da gasolina subiu de 25% para 30%.
A alta do grupo Educação é resultado dos reajustes habitualmente praticados no começo do ano letivo, especialmente aqueles dos cursos regulares item responsável pela maior contribuição individual no IPCA de fevereiro.
Nas quedas houve recuo no grupo de Alimentos e bebidas de 0,17%, e na alimentação fora de casa com redução de 0,24% no mês para os campo-grandenses. Já na alimentação fora de casa houve reajuste de 0,02%.
A taxa de água e esgoto (0,03%), por sua vez, teve variação positiva por conta do reajuste de 6,43% nas tarifas em Campo Grande (1,14%). Já a energia caiu 1,21% no mês.
INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de fevereiro variou 0,35%, enquanto, em janeiro, havia registrado 0,16% em Campo Grande. A variação acumulada no ano foi de 0,50% e, nos últimos 12 meses, apresentou alta de 4,30%.