Comércio aposta em desconto de 40%, mas prevê movimento "fraco"
Ao que tudo indica, os consumidores campo-grandenses estão se esforçando para controlar os gastos. A constatação é dos lojistas, que esperam crescimento de vendas nas vésperas do Dia dos Pais, mas já admitem que a quarta melhor data não vai render aumento além do registrado no ano passado, que foi de 3,8 %.
A expectativa do comércio é baseada nas impressões dos últimos meses, nos quais percebe-se um “consumo retraído”. Se o comportamento do consumidor continuar nesse ritmo, os pais devem ganhar presentes muito simples, segundo o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro.
“Estamos otimistas sim, mas não esperamos lucratividade maior do que a do dia dos pais do ano passado, porque as pessoas estão mais atentas para não se endividar, preferem comprar a dinheiro e como estão voltando das férias estão descapitalizadas. Isso vai refletir nas compras dos presentes”, explicou Polidoro.
Há pouco mais de duas semanas do segundo domingo de agosto, dia 10, as lojas já preparam as vitrines e fazem promoções para tentar as mãe e filhos que, por enquanto, só pensam em pesquisar, de acordo com os vendedores.
Os pais podem não ganhar presentes muito sofisticados, mas com certeza serão tão lembrados quantos as mães, na opinião da supervisora de vendas, Ingride Rondon Ferreira. “Quando são as mães que compram, elas buscam levar coisas de menor valor, porque muitas têm mais de um filho”, justifica a supervisora da loja de roupas Jet Line, ao contar que as mulheres gastam pelo menos R$ 50 nas compras. Já pessoas que tem renda própria gastam em média R$ 160.
“Antigamente, os filhos compravam só um kit de meia, cueca e cinto. Agora está mudando, as pessoas levam uma camisa e uma calça ou peças de mais valor para agradar os pais”. Com itens masculinos em promoção de até 40% na vitrine, desde sexta-feira (18), a loja tem camisas que antes custavam R$ 68 à R$ 48, calças de R$ 98 que agora saem por R$ 76 e cintos de R$ 58 por R$ 30.
No setor de perfumaria, os lojistas confirmam a tendência do consumidor que é de pesquisar. No Boticário, os kits já estão nas vitrines com preços entre R$ 86 e R$ 212. Segundo, a vendedora Kamilla Lucas Dinis, os kits atraem os consumidores, mas muitos saem da loja resistindo a tentação. “A gente percebe que eles estão pesquisando antes de escolher o presente”, conta.
Shoppings – O Norte Sul Plaza inicia a promoção de Dia dos Pais amanhã (24). Até o dia 10 agosto, a cada R$ 100 reais em compras, os clientes concorrem a uma moto Harley Davidson de cor preta.
Nas compras de segunda à quinta-feira os clientes ganham dois cupons a cada R$ 100 em compras. Para marcar o início da promoção, o shopping vai inaugurar o Espaço Rota 67 Harley Davidson amanhã, às 10h, com roupas, acessórios, objetos decorativos, além de motocicletas de diversos modelos. O espaço estará no shopping durante toda a promoção.
O Pátio Central está com a promoção "Mês dos Pais", que dá um cupom para concorrer à compras no valor de R$ 5 mil na Anita Shoes do shopping, a cada R$ 50 reais em compras. O cliente sorteado poderá escolher os produtos da sua preferência, sejam masculinos ou femininos. A promoção começa no dia 1º de agosto e vai até o dia 30 de agosto. As compras realizadas nas segundas e terças-feiras valem cupom em dobro.
Os shoppings Campo Grande e Bosque dos Ipês pretendem divulgar hoje (25) as promoções específicas de Dia dos Pais.