Em ano de pandemia, comércio espera crescimento de 30% nas vendas de Natal
Previsão mais que o triplo do aumento registrado no ano passado
Fechamento, medidas de restrições e funcionamento aquém da capacidade devido à pandemia podem ter afetado o comércio na maior parte de 2020, mas a expectativa de crescimento nas vendas de Natal é otimista. A previsão é vender 30% a mais do que no ano passado e a demanda reprimida durante os dias de isolamento é a grande aposta dos comerciantes.
De acordo com o presidente da CDL-MS (Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), Adelaido Vila, pesquisa feita com cerca de 480 entrevistados apontou tendência de alta na venda de vestuário, perfumaria, calçados e bijuterias. “Com a diminuição dos casos de contaminação, a expectativa é que as pessoas voltem a adquirir estes itens, porque estão saindo mais de casa do que saíam antes”, explicou.
O crescimento de 30% é esperando mesmo diante do reflexo de acordos feitos durante o período mais intenso da pandemia, como demissões e redução de salário e jornada de trabalho.
“Temos aí muitos trabalhadores e muitas pessoas que tiveram o 13° reduzido. Mesmo assim, como temos uma demanda reprimida, a expectativa é muito favorável. Torcendo realmente que isso aconteça para ajudar a fechar um ano que foi muito difícil para o varejo de Campo Grande”, afirmou.
No ano passado, o crescimento médio nas vendas foi de apenas 6,5% comparado ao mesmo período de 2018.
Aumento das vendas já se reflete no comércio mesmo faltando mais de um mês para a celebração. Gerente de uma loja de variedades, Pedro Magalhães, afirma que somente nesse início de novembro as vendas aumentaram 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Recebemos a mesma quantidade de mercadoria, mas muitas outras novidades que o povo tá aprovando".
O próprio comércio procurou itens de decoração para reforçar os atrativos e estimular as vendas. "Até os shoppings da Capital, como o Bosque dos Ipês, e outros comerciantes aqui do Centro vieram comprar com a gente, aproveitando para também decorar suas lojas e espaços", revelou.