ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Em feriado de paradeira no comércio, só lojas de brinquedos vendem

Apesar de acordo para abrir, só grandes redes de varejo funcionam no Centro neste feriado, sem consumidores

Por Ângela Kempfer e Bruna Marques | 12/10/2023 11:07


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem abriu as portas nesta quinta-feira de feriado deve ter se arrependido no Centro de Campo Grande. Apesar da folga para o consumidor, as ruas ficaram vazias. Apenas grandes redes, como Casas Bahia e Riachuelo, funcionam na Rua 14 de Julho, por exemplo.

Durante 15 minutos que a equipe do Campo Grande News ficou na região, nenhum consumidor apareceu. O cenário é de vendedores conversando no interior dos prédios, mas nenhum aceitou falar sobre o movimento zero.

A história foi totalmente diferente para quem vende brinquedos. Na esquina da 14 com a Mato Grosso, o amontoado de gente reforça o clichê de que “brasileiro deixa tudo para a última hora”.

No Dia das Crianças, ainda tem pai, mãe, avós e tios procurando um brinquedo especial para a data.

Loja de brinquedos lotada na esquina da 14 com a Mato Grosso. (Foto: Henrique Kawaminame)
Loja de brinquedos lotada na esquina da 14 com a Mato Grosso. (Foto: Henrique Kawaminame)

Segundo o gerente Giovani Ferreira, das 9h até às 11h, cerca de 70 pessoas passaram pelo caixa da Loja Pirlimpimpim. "Hoje fechamos às 18 horas as 4 lojas que temos na cidade". E a experiência dele mostra que à tarde muito mais gente deve aparecer. "Depois do almoço esperamos bem mais pessoas e devemos fechar o dia com 400 vendas na loja".

No caso dele, abrir em feriados é bom, independente da data. "Sempre tem algum pai ou mãe comprando para aproveitar a folga com filhos no parque ou levando um jogo para jogar em casa. Nos feriados, o que mais vende é patinete, bolas de futebol e tabelas de basquete", conta o gerente.

A professora Juliane Martins Vieira, de 39 anos, vai marcar o primeiro Dia das Crianças da sobrinha, com chocalho e mordedor. O filho foi junto, para não perder a oportunidade. Aos 7 anos, Vinícius pediu um skate de dedo. "Deixei para última hora porque sou enrolada e aproveitei a folga. O preço bom não tá, mas tá na média", avalia.

Nutricionista, Gabriela Andrade, de 29 anos, levou Angelina de 3 para comprar o próprio presente. Filha única, a menina saiu da loja com um cachorro de pelúcia e um carrinho da Barbie. "Sempre trago ela para escolher. Estive aqui em agosto e achei tudo mais caro do que hoje".

Segundo pesquisa divulgada pelo Procon no início de outubro, cerca de 70,2% dos consumidores de Campo Grande revelaram a intenção de presentear os filhos, sobrinhos ou netos nessa data festiva. Outros 19,6% afirmaram que não iriam gastar dinheiro com a data neste ano e 10,2% ainda não haviam decidido.

Dentre as opções de beneficiários dos presentes, os filhos dos entrevistados lideravam a lista, com um percentual de 35,7%, seguidos por sobrinhos(as) com 19,4%, netos(as) com 18,3%, afilhados(as) com 13,6%, enteados(as) com 9,6% e outros com 3,4%.

Feriado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida hoje, todo o comércio estava autorizado a funcionar, mediante acordo assinado com sindicato dos trabalhadores. Ontem, a adesão foi grande, já nesta quinta...

Considerado facultativo, os empresários que decidiram abrir deverão conceder bônus aos empregados por dia trabalhado, além de folga na semana seguinte ou em um período de até 15 dias.

Os shoppings Bosque dos Ipês, Campo Grande e Norte Sul Plaza terão expediente normal, das 10 às 22h para todas as lojas, praça de alimentação e lazer.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias