Em MS, 75% dos 134 mil microempreendedores individuais precisam fazer declaração
MEIs devem fazer a declaração anual da atividade que tem prazo até o dia 30 de junho para não perderem direitos
Se você é microempreendedor individual precisa ficar atento. É que termina no dia 30 de junho o prazo para que 86,8 mil microempreendedores individuais (MEI) façam a Declaração Anual Simplificada referente a 2019 (DANS-Simei) em Mato Grosso do Sul. Os empresários têm até o final do mês para regularização. Até o momento, 47,1 mil microempreendedores individuais já fizeram a declaração anual, de um total de 134.043 MEI. Ou seja, apenas 35,2% estão regularizados no Estado.
Maio era a data final para a entrega, mas foi prorrogada em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Nesta declaração o MEI deverá informar os valores brutos faturados no ano passado. De acordo com a técnica do Sebrae/MS, Renata Maia, o processo é obrigatório para qualquer microempreendedor individual. “Todos são obrigados a declarar, mesmo os que não tiveram movimentação financeira em 2019”, explica.
Os micro que não fizerem a declaração ficarão sujeitos a pagar multa de aproximadamente R$ 50 por ano não declarado, e impossibilitados de participar de licitações. Além disso, a inadimplência pode acarretar outros prejuízos, como a perda de benefícios sociais como aposentadoria e licença-maternidade.
Onde fazer - O processo é simples, gratuito e pode ser realizado de forma on-line, no Portal do Empreendedor. Para fazer a declaração anual, o empreendedor deve ter em mãos seu faturamento anotado, documentos pessoais (RG e CPF) e o CNPJ da empresa. Os microempreendedores individuais também podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 570 0800 ou WhatsApp (67) 99683-8811.