Em MS, quase 20 mil declarações caíram na malha fina da Receita
Total representa 2,9% do que foi recebido no Estado pela Receita Federal
A Receita Federal divulgou hoje (27) a quantidade de declarações de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) que caíram na malha fina, este ano, por conterem alguma inconsistência. Em Mato Grosso do Sul, foram 19.433 até 22 de setembro.
A quantidade representa 2,9% do total de 666.313 declarações recebidas no Estado até a mesma data.
Segundo a Receita, o motivo que mais levou os contribuintes de Mato Grosso do Sul à malha fiscal foi erro na dedução de despesas, como as médicas ou educacionais, por exemplo. O total de declarações retidas por isso representam 58,3% das inconsistentes.
O segundo problema mais identificado foi a omissão de rendimentos (28%). O terceiro foi na declaração do IR retido na fonte (8,4%). Na sequência, vêm deduções do imposto devido (3,5%), além de imposto pago no ano e rendimento recebido acumuladamente, ambos representando 0,9%.
Restituir ou pagar - Entre as 19.433 declarações que caíram na malha fina no Estado, 14.253 possuem imposto a restituir pela Receita Federal. Terão imposto a pagar 4.725 e não vão pagar, nem restituir, 455.
Quando tem a declaração retida, o contribuinte tem que retificá-la, enviando nova declaração ao banco de dados da Receita. Se tiver imposto a restituir, poderá ter uma multa descontada do valor a ser recebido. Se não tiver, poderá emitir uma guia para pagar a multa diretamente ao órgão fiscal, caso esta seja aplicada.
Em todo o Brasil, 1.474.527 declarações estão retidas em malha fiscal, o que corresponde a 3,2% do total de recebidas até 22 de setembro.
É possível consultar a situação da declaração no site da receita, no gov.br/receitafederal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.