Em primeira semana de embarques, portos exportam 56 mil toneladas de soja
Foram embarcados 26 mil toneladas no Terminal da APPM e 30 mil toneladas do Terminal do Grupo FV Cereais
O primeiro grande embarque da soja colhida na safra 2019/2020 foi embarcado nesta semana, nos dois portos de Porto Murtinho, cidade a 431 quilômetros de Campo Grande.
Conforme a Semagro (Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foram embarcados 26 mil toneladas no Terminal da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho) e 30 mil toneladas do Terminal do Grupo FV Cereais.
O volume exportado só nesta semana semana representa 15% de toda soja transportada pela Hidrovia Paraguai-Paraná via Porto Murtinho, na safra passada. Ainda nessa semana, mais barcaças chegaram aos portos para da início a novos embarques.
Mais de 120 pessoas trabalham nos dois terminais, além de motoristas e outros prestadores de serviços. Os portos receberam melhorias nos próximos meses para suprir ao grande fluxo de escoamento.
Já foi licitada a pavimentação do novo acesso com 7,19 quilômetros, ligando o entroncamento da BR-267 ao Rio Paraguai. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos de 2,5 metros. O valor do investimento é de R$ 25,2 milhões.
Neste ano, Mato Grosso do Sul terá nova safra recorde de soja, previsto superar 10 milhões de toneladas. Boa parte dessa produção seguirá por transporte hidroviário via Porto Murtinho.