ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 25º

Política

Projeto de lei propõe sistema de georreferenciamento para áreas rurais de MS

Diferente do CAR (Cadastro Ambiental Rural), ERD quer funcionar como CEP para moradores do campo

Por Gabriela Couto | 07/04/2025 17:07
Projeto de lei propõe sistema de georreferenciamento para áreas rurais de MS
Imagem aérea da Fazenda Annalu, onde foram gravadas cenas de "Terra e Paixão" (Foto: Energisa/Divulgação)

Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços essenciais e promover o desenvolvimento econômico no campo, o deputado João Henrique (PL) protocolou o projeto de lei 77/2025, que propõe a criação do Programa de Endereçamento Rural Digital (ERD) em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O deputado João Henrique (PL) apresentou o projeto de lei 77/2025, que propõe o Programa de Endereçamento Rural Digital (ERD) em Mato Grosso do Sul. O objetivo é facilitar o acesso a serviços essenciais e promover o desenvolvimento econômico no campo, utilizando tecnologias de georreferenciamento para localizar propriedades rurais com precisão. O ERD permitirá traçar rotas de acesso usando serviços como Google Maps e Waze, melhorando a acessibilidade a serviços públicos e promovendo políticas de desenvolvimento rural. O projeto será analisado pela Assembleia Legislativa e, se aprovado, poderá transformar a conectividade e infraestrutura rural no estado.

A iniciativa visa a localização precisa de propriedades e estabelecimentos rurais, utilizando tecnologias de georreferenciamento, como GPS e programas de processamento de dados espaciais.

De acordo com o projeto, o Endereçamento Rural Digital é definido como "o local de entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural, determinado com precisão através de equipamentos e programas de processamento de dados espaciais".

O sistema permitirá traçar rotas de acesso às propriedades utilizando serviços de navegação como Google Maps, Waze e Google Earth, oferecendo uma forma mais eficiente de localizar propriedades rurais e conectá-las às vias públicas.

O principal objetivo do ERD é melhorar a acessibilidade à serviços públicos essenciais para quem reside, trabalha ou transita nas zonas rurais. Além disso, a proposta visa promover políticas públicas intersetoriais para o desenvolvimento da qualidade de vida no campo, facilitando a implantação de projetos voltados para a melhoria da infraestrutura rural, segurança, saúde e educação.

O ERD será um sistema oficial que identificará estabelecimentos e propriedades, tornando essas informações acessíveis em plataformas de geolocalização e beneficiando a população rural de forma significativa.

Em sua justificativa, o deputado João Henrique ressalta que a utilização de tecnologias como GPS e dados espaciais será um grande avanço para a inclusão digital das comunidades rurais.

“O ERD é um sistema que oficialmente identificará estabelecimentos e propriedades, tornando as informações disponíveis em serviços como Google Earth e outros sistemas de informação geográfica”, explica o parlamentar.

Projeto de lei propõe sistema de georreferenciamento para áreas rurais de MS
Deputado estadual João Henrique Catan (PL), autor do projeto, durante uso da tribuna (Foto: Wagner Guimarães)

A proposta ainda contempla parcerias com os municípios, com a capacitação de servidores públicos e a utilização de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) para garantir a viabilidade do projeto.

O projeto foi protocolada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na sexta-feira (4) e está prevista para ser lida na sessão plenária desta terça-feira (8). Em seguida, o texto  será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável, a matéria continuará tramitando pelas comissões de mérito e será votado nas sessões plenárias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias