Entidades firmam convênio para cuidar de animais atropelados na BR-163

Uma parceria firmada entre a CCR MSVia e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicada no Diário Oficial na terça-feira (15), acordou um convênio para recebimento e reabilitação de animais capturados ou atropelados na BR-163/MS. O Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) ficará encarregado dos animais encaminhados pela empresa.
De acordo com engenheiro Michel Klaime Filho, gestor de Meio Ambiente da CCR MSVia, o acordo antecipa uma necessidade do Programa de Proteção à Fauna, previsto pela Licença Ambiental, cuja titularidade está para ser transferida para a Concessionária.
“O programa prevê duas frentes de trabalho de responsabilidade da concessionária. A primeira é o afugentamento e o salvamento de fauna, e a outra é o monitoramento e a mitigação de atropelamento de fauna”. Segundo ele cabe à CCR MSVia viabilizar a reabilitação, o tratamento e devolução à natureza da fauna capturada ou atropelada, e o Cras é a única unidade do Imasul legalmente instituída para esse fim.
E para que o primeiro atendimento aos animais seja realizado corretamente, o Cras promoverá a capacitação dos colaboradores da concessionária para manejar adequadamente a fauna silvestre encontrada na rodovia e cooperará, sempre que possível, com as ações que envolvam o manejo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, essa parceria do Imasul com a CCR irá vai minimizar a perda de animais silvestres por atropelamento na rodovia BR 163. " A responsabilidade da CCR se responsabilizará pelo recolhimento desses animais, que serão trazidos para o Cras, tratados e devolvidos à natureza sempre que possível". Verruck lembra que este é o segundo convênio firmado entre as duas empresas, o anterior garantiu o plantio de 241 mil mudas nativas no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, no prazo de três anos.
A diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Azambuja Caramori, lembra ainda que a parceria foi concebida não só para a fase de duplicação da BR-263, mas para toda fase de operação. “Será um trabalho de grande relevância para a preservação da fauna sul-mato-grossense, pois é a nossa maior rodovia, com mais de 840 km de extensão, além de ser a de maior movimento”, finaliza.