Golpistas usam FGTS como isca e espalham programa espião em e-mail falso
Golpistas estão se aproveitando da movimentação relativa aos saques das contas inativas de FGTS para espalhar um e-mail falso em nome da Caixa Econômica Federal. Se aberto, um programa espião é instalado nos computadores, capaz de monitorar todos os dados e transações feitas naquela máquina pelo usuário.
A mensagem informa o destinatário que existe uma conta em nome dele com saldo de R$ 5.850,30, seguido de um link onde supostamente seria possível consultar o extrato.
O superintendente regional da Caixa Econômica de São Paulo informou ao G1 que o banco só manda mensagens por meio de SMS para os números de celular cadastrados pela instituição. Ele alerta a população para tomar muito cuidado com oportunistas que se aproveitam da situação.
Uma vez baixado na máquina, os criminosos podem acompanhar, por exemplo, quando a pessoa entra em uma loja virtual e passa os dados do cartão de crédito ou conta bancária para fazer uma compra, segundo informou o jornal.
A consulta oficial de saldo das contas de FGTS pode ser feita pela internet no site da Caixa mediante senha e número do PIS. Pelo celular existe um aplicativo oficial para efetuar o serviço cujo ícone traz metade da bandeira brasileira.
Já o saque só pode ser feito nos terminais de autoatendimento e casas lotéricas (dependendo dos valores); e agências da Caixa mediante apresentação da Carteira de Trabalho e documento de identificação.