Governo afirma que salário mínimo terá aumento acima da inflação em 2024
Ministra do Planejanto e Orçamento, Simone Tebet explicou a medida em coletiva nesta segunda-feira
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou nesta segunda-feira (17) que o salário mínimo terá um aumento acima da inflação em 2024, cumprindo uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ela explicou que, embora o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024 trabalhe com um piso para o salário mínimo, se houver a aprovação do novo arcabouço fiscal, haverá espaço para ganho real. Segundo o PLDO de 2024, o salário mínimo será de R$ 1.389, baseado apenas na reposição pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2023.
Durante a coletiva de imprensa, a ministra também destacou a concessão de benefícios fiscais a determinados setores da economia brasileira e a necessidade de revisar as desonerações concedidas em 2022.
Ela afirmou que são necessárias a recomposição da base tributária e a revisão dessas medidas, que foram feitas sem nenhum planejamento ou análise de custo-benefício.
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, acrescentou que estão sendo discutidas medidas para alcançar o superávit primário, incluindo a revisão de desonerações para corrigir distorções. Barreirinhas destacou a necessidade de reduzir a carga tributária sobre o consumo, que onera principalmente os mais pobres.