ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Governo de MS vai prorrogar até fim de março Refis do Imasul e da Iagro

Objetivo é dar oportunidade a contribuinte prejudicado que não conseguir pagar

Adriel Mattos e Gabriela Couto | 02/02/2022 11:38
Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel; governador Reinaldo Azambuja; presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; e procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Lacerda. (Foto: Henrique Kawaminami)
Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel; governador Reinaldo Azambuja; presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; e procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Lacerda. (Foto: Henrique Kawaminami)

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (2) que vai prorrogar o Refis (Programa de Recuperação de Créditos Fiscais) do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Os projetos serão enviados nos próximos dias à Assembleia Legislativa.

O programa deve ser estendido até o fim de março, a exemplo do Refis da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). “Vamos dar a oportunidade aos contribuintes que se sentiram prejudicados e não puderam pagar”, frisou Reinaldo.

A lei que institui o Refis do Imasul e Iagro prevê a possibilidade de o contribuinte inadimplente renegociar dívidas vencidas até dezembro de 2020 e, inclusive, débitos remanescentes de parcelamentos anteriores. Caso o débito já esteja inscrito em dívida ativa, o requerimento tem que ser feito junto à PGE (Procuradoria-Geral do Estado).

Débitos referentes a multas aplicadas pelos fiscais da Iagro podem ser negociados para pagamento em uma única parcela com redução de até 50%, ou se preferir parcelar em até 20 vezes, o valor será reduzido em 30%. Já débitos relativos a multas aplicadas pelos fiscais do Imasul terão redução de 80% no pagamento à vista ou de 50% em até 20 parcelas.

Sefaz – Créditos tributários relativos ao ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), gerados até 31 de julho de 2021, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, bem como os ajuizados, podem ser liquidados.

A adesão deve ser feita até 31 de março e as opções de pagamento são: à vista, com desconto de 80% nos juros e multas; em 2 ou até 20 parcelas, com desconto de 70%; e em 21 ou até 60 parcelas, com desconto de 60%.

Já em relação às dívidas do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), a adesão deve ser feita até 28 de fevereiro. Nesse caso, o Governo do Estado pode autorizar novo prazo, não superior a 30 dias, para pagamento em parcela única ou em até 36 vezes, nos casos em que as contribuições tenham sido condição para aplicação do diferimento ou de incentivo fiscal.

Nos siga no Google Notícias