ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados aprovam 22 projetos que vão de reajuste salarial a CNH Social

Última semana de trabalhos do ano na Assembleia Legislativa tem votações intensas na ordem do dia

Gabriela Couto | 14/12/2021 12:40
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. (Foto: Luciana Nassar)
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. (Foto: Luciana Nassar)

A última semana de trabalhos da Assembleia Legislativa começou com votação de 22 projetos nesta terça-feira (14). Os deputados estaduais terão muito trabalho para limpar a pauta antes do recesso parlamentar, programado para começar no dia 18.

Nem todas as matérias foram votadas com unanimidade, mas todas foram aprovadas e seguem a tramitação, conforme a situação do projeto. Dentre os destaques na votação de hoje está a reorganização das carreiras de servidores, reestruturação salarial, proteção do meio ambiente e inclusão social.

Em segunda votação foram aprovados o projeto de Lei Complementar 11/2021 que implanta a revisão geral anual com reajuste setorial e altera o sistema remuneratório das carreiras da Polícia Civil para cargo de peritos, agentes e delegados. Outra carreira beneficiada com mudanças no salário foi a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Os parlamentares ainda aprovaram o projeto 349/2021 que muda a tabela de vencimentos dos cargos de Ensino Superior da carreira Fiscalização e Gestão de Atividades de Trânsito e do cargo de Analista de Artes Gráficas (Ensino Superior) da carreira de Serviços Gráficos. Nas novas tabelas já incidem os índices de revisão geral e do reajuste setorial. Todos os valores passarão a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

Muito discutido, o projeto de lei 352/2021 que cria a Área Prioritária Banhados das nascentes do Rio da Prata e do Rio Formoso segue para sanção. O texto garante a preservação da área total de 13.659,52 hectares que está situada nos municípios de Bonito e Jardim.

Também segue para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o projeto de autoria do Executivo 297/2021 que institui o Programa Estadual CNH MS Social. Assim que sancionado, jovens em situação de vulnerabilidade serão contemplados com o benefício de fazer o curso de formação de condutores de forma gratuita.

Já em primeira discussão foram votados e aprovados o texto 368/2021 que institui o Programa Energia Social: Conta de Luz Zero. Com a aprovação da proposta, o Governo do Estado pagará 100% da conta de luz de 141 mil famílias inscritas no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), por 14meses, renováveis por mais 14 meses.

O Refis do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) que vai garantir descontos de até 80% em multas e juros para pagamentos à vista.

Nos siga no Google Notícias