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Economia

Governo federal autoriza empresa a investir R$ 1,2 bilhão na Nova Ferroeste

O ferrovia será a ligação entre o Mato Grosso do Sul e Porto de Paranaguá, no Paraná

Flávio Veras | 21/12/2021 12:04
Nova Ferroeste ligará o Mato Grosso do Sul ao estado do Paraná. (Foto: Arquivo)
Nova Ferroeste ligará o Mato Grosso do Sul ao estado do Paraná. (Foto: Arquivo)

O governo federal autorizou a empresa Ferroeste a investir de R$ 1,2 bilhão para a construção de um trecho da Nova Ferroeste, que ligará os municípios de Dourados e Maracaju. A empresa faz parte de outras seis que apresentaram interesse junto ao Programa Pró Trilhos.

A mesma empresa construirá também os trechos entre Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR) e entre Cascavel (PR) e Chapecó (SC). Ela é a única que já atuava no País e segundo o Ministério da Infraestrutura, as demais são novos operadores entrando no setor a partir da autorização federal.

Até então, atuavam apenas vinculadas a terminais de uso privado em portos ou aos próprios originadores de carga. A medida contou com a articulação da senadora Soraya Thronicke (PSL).

A expectativa é que a obra gere 18 mil postos de empregos diretos e indiretos. De acordo com a parlamentar, a inclusão de Dourados no trecho é de extrema importância.

“Dourados é a segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul e tem uma enorme capacidade de produção, além de conseguir atender toda a demanda de serviços que serão gerados com a instalação da ferrovia na região. Por ser uma cidade polo, Dourados já conta com estrutura capaz de viabilizar toda essa estrutura”, disse.

Com o término da obra, a malha ferroviária do Mato Grosso do Sul será ligada ao estado do Paraná, dando origem a um dos mais importantes corredores de exportação do Brasil, com 1.285 km de extensão.

Programa - O Pro Trilhos foi criado a partir do novo Marco Legal das Ferrovias e estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada, por meio do instrumento da outorga por autorização. Juntas, as estradas de ferro autorizadas hoje têm potencial de agregar 3.506,79 quilômetros de novos trilhos à rede ferroviária existente no País e mobilizar R$ 50,36 bilhões em investimentos no modal. 

São recursos integralmente privados e que superam em mais de sete vezes todo o orçamento público do MInfra em 2021, de cerca de R$ 7 bilhões.

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