Hoje é o último dia para comprar passagem com franquia de bagagem
Amanhã entra em vigor resolução da Anac
Hoje (13) é o último dia para comprar bilhetes aéreos sem a cobrança de taxa de despacho de bagagem. Nesta terça-feira (14) entra em vigor resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que extingue a franquia de 23kg por mala despachada.
De acordo com a Agência Brasil, cada empresa definiu como será feita a cobrança pela bagagem, por isso os passageiros devem se informar antes de comprar a passagem. A GOL e a Azul anunciaram que terão uma classe tarifária mais barata para os clientes que não despacharem bagagens.
Já a Latam divulgou que continuará com a franquia de 23 kg nos próximos meses, mas ainda este ano passará a cobrar R$ 50 pela primeira mala e R$ 80 pela segunda bagagem despachada nos voos domésticos.
Ainda avaliando a situação, a Avianca disse que não vai cobrar pelo despacho de bagagens no início da vigência da nova resolução, pois prefere estudar a questão mais profundamente durante os próximos meses.
A superintendente do Procon/MS (Superintendência de Defesa do Consumidor) Rosimeire Cecília da Costa destaca que a cobrança vale apenas para passagens compradas a partir de amanhã, independente do período da viagem.
"A cobrança é válida para bilhetes emitidos antes da vigência da franquia. O consumidor deve ficar atento", destaca.
O fim da franquia de bagagens é questionado na Justiça pelo Ministério Público Federal e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, o Senado aprovou um projeto proibindo o fim da franquia, mas a matéria ainda tem que ser analisada pela Câmara dos Deputados.
Além da liberdade para a cobrança da bagagem despachada, a Anac determinou que a franquia de bagagem de mão deve passar de 5 para 10 kg.