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Economia

Inflação atinge até produtos básicos para bebês

Famílias buscam alternativas na hora de comprar fraldas

Niccolas Paganini | 15/07/2022 18:28
Imagem de jarmoluk em Pixabay
Imagem de jarmoluk em Pixabay

Produtos de todas as categorias estão sendo pressionados pela inflação, e os consumidores já sentem os efeitos no bolso. Desde alimentos básicos, como arroz e feijão, até itens essenciais para a higiene estão mais caros e sem previsão de redução.

No caso das famílias com crianças pequenas, os desafios são ainda maiores. A maternidade, que já envolve uma série de gastos extras, também está sofrendo com a inflação de produtos essenciais, como fraldas.

Em São Paulo, por exemplo, de acordo com uma pesquisa do Procon feita em 2021, os valores das fraldas tinham diferença de até 64% nas lojas virtuais. Vale notar ainda que, em apenas um ano, o aumento geral nessa categoria de produtos passou de 11%, prejudicando ainda mais o orçamento dos consumidores

Consumidores buscam alternativas 

Diante da inflação, os consumidores têm buscado alternativas para que os produtos caibam no orçamento. No caso das fraldas, trocar a marca preferida por outra mais econômica pode ser uma opção, até porque, as mercadorias mais conhecidas costumam ser as mais afetadas pelos aumentos.

Porém, isso pode não ser o suficiente, e há até quem esteja experimentando as fraldas ecológicas. Feitas de pano, elas podem ser lavadas e, por esse motivo, podem ajudar a economizar bastante. Mesmo sendo mais caras em um primeiro momento, elas compensam por não serem de uso único, como são as fraldas vendidas nos mercados e farmácias.

O inconveniente é que as fraldas de pano devem ser lavadas, o que faz com que não sejam tão práticas quanto as outras, que são jogadas no lixo após serem utilizadas.

Nos Estados Unidos, no começo da pandemia, houve um período em que as fraldas tradicionais estavam em falta e, por conta disso, as famílias precisaram rapidamente se adaptar com as de tecido. Então, pode ser que a necessidade de gastar menos também faça mais pais repensarem a escolha de qual fralda usar nos filhos.

Mercados fazem promoções extras

Por sua vez, os mercados também estão buscando formas de reaproximar os consumidores e fazer com que eles continuem a comprar as fraldas descartáveis. Uma das ações é a Black Fralda, que acontecerá do dia 11 ao dia 17 de julho, e que este ano chega a 13º edição. Durante esses dias, produtos de diferentes marcas, como Turma da Mônica Baby, Pom Pom e Huggie estarão em promoção.

Alguns estabelecimentos foram além e lançaram a própria forma de comunicação. Como pode ser visto neste Encarte Guanabara, o supermercado lançou a Semana Guanababy. O pacote da Turma da Mônica, por exemplo, que custa R$ 15,98 sai agora por R$ 9,98, já o Huggies cai de R$ 16,98 para R$ 10,98.

Essa não é a primeira vez que o Guanabara lança uma ação promocional para vender itens para bebês. Na verdade, desde junho deste ano, o mercado anuncia no panfleto digital e em outros canais os descontos especiais para a categoria.

Para quem tem filhos, terá em breve ou conhece alguém que está nessa situação, é importante estar de olho nesses períodos de promoção. No caso da Black Fralda, ela tem ocorrido uma vez por ano, geralmente, em junho ou julho. Porém, nada impede que um mercado ou farmácia abaixe os preços em outra época para atrair mais consumidores.

Enquanto os preços dos produtos não retornam aos patamares que estavam, mais do que nunca, é importante estar com a calculadora nas mãos na hora de fazer compras. Especificamente quando o assunto são as fraldas, vale ter atenção para aproveitar momentos promocionais ou fazer escolhas mais econômicas. Até porque, pela higiene e saúde dos bebês, esses produtos não podem faltar!

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