Pagamento de Pix por aproximação é lançado; veja quem pode usar
Os clientes poderão realizar pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão
O Google anunciou nesta segunda-feira (5) o pagamento com Pix por aproximação em sua carteira digital, a GPay. Com essa funcionalidade, os clientes poderão realizar pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão. O evento de lançamento ocorreu na sede da empresa em São Paulo e contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Google anunciou o lançamento do PIX por aproximação no GPay, permitindo que os usuários façam pagamentos aproximando seus smartphones de máquinas de cartão. A funcionalidade, inicialmente disponível para clientes do C6 Bank, PicPay e, agora, Itaú Unibanco, será expandida para todo o país em fevereiro de 2025. O novo método de pagamento simplifica as transações, eliminando a necessidade de inserir dados manualmente no aplicativo, tornando-o mais conveniente do que o uso de cartões de crédito. A funcionalidade está sendo implementada em etapas, com o PicPay já disponibilizando o PIX por aproximação para seus clientes e o Itaú Unibanco seguindo o mesmo caminho em breve.
Embora o Pix por aproximação esteja programado para ser disponibilizado em todo o país a partir de fevereiro de 2025, algumas instituições financeiras já anteciparam a funcionalidade.
“Realizamos uma pesquisa perguntando às pessoas o que elas pensavam do Pix e por que o utilizavam. Muitos ainda não usam o Pix porque acham trabalhoso entrar no aplicativo e digitar um número. Muitos preferem o cartão de crédito, pois é só aproximar”, afirmou Campos Neto. Assim, o novo método de pagamento por Pix por aproximação se iguala ao sistema já utilizado por cartões de crédito.
O processo para o pagamento por Pix por aproximação é o seguinte:
1. O comprador informa ao lojista que deseja pagar com Pix por aproximação.
2. O lojista seleciona essa opção na maquininha.
3. O comprador habilita o pagamento mediante reconhecimento facial ou senha.
4. O comprador encosta o celular, verifica o valor e confirma a transação.
A funcionalidade está disponível para clientes de bancos que podem vincular suas contas à carteira digital do Google, incluindo C6 Bank, PicPay e, agora, Itaú Unibanco.
A partir desta segunda-feira, o PicPay já liberou o uso do Pix por aproximação. “A liberação aos clientes será feita em fases. Nossa maquininha própria é a primeira do mercado a aceitar esse novo método — uma parte dos aparelhos já começou a funcionar, e todos estarão aptos até o final do mês”, afirmou o banco.
Além disso, nesta mesma data, o Itaú Unibanco anunciou que suas maquininhas da Rede também passarão a aceitar o pagamento por Pix por aproximação. Clientes com conta na carteira digital do Google poderão usar essa função em breve.
“A funcionalidade está sendo disponibilizada em etapas e, em algumas semanas, todos os clientes do Itaú Unibanco poderão cadastrar sua conta na wallet para efetuar pagamentos apenas aproximando o celular, sem a necessidade de abrir o Superapp do banco durante a compra”, informou o banco.
O presidente do BC já havia antecipado o lançamento na semana passada. Na mesma ocasião, começou a funcionar o Pix Agendado Recorrente, que permite a qualquer pessoa agendar pagamentos de valor fixo para que sejam transferidos para a conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.
Profissionais autônomos que recebem como pessoa física ou CNPJ, como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, também podem cadastrar pagamentos recorrentes via Pix.
O que é o Pix Agenda?
Para compras de até R$ 200, o cliente deve:
1. Conferir o valor na maquininha.
2. Abrir o aplicativo do banco.
3. Clicar em "Pix por aproximação".
4. Realizar a autenticação biométrica ou inserir a senha de login do app.
Para compras acima de R$ 200, além do mesmo procedimento, o cliente deverá também digitar a senha transacional da conta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.