ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Para apoiar pequeno empresário com crédito, caravana vem à Capital

Cerca de R$ 300 milhões do FCO estão disponíveis para o setor empresarial, segundo superintendente

Cassia Modena | 16/08/2023 09:57
Estrutura será montada em área próxima ao Mercadão Municipal (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Estrutura será montada em área próxima ao Mercadão Municipal (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Uma ação que vai ajudar, em especial, micro e pequenos empresários a pedir ou destravar pedido de crédito federal junto ao FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), será realizada em 28 de agosto, a partir das 9h, em Campo Grande. Uma estrutura será montada em área próxima ao Mercadão Municipal para receber os interessados.

Ela foi anunciada pela atual chefe do Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto, e detalhada nesta quarta-feira (16) à reportagem. A princípio, a ação se chamará Caravana da Sudeco.

Segundo a superintendente, haverá visita ao Camelódromo de Campo Grande, ao próprio Mercadão Municipal e aos comércios da região central para divulgar a ação, já que a maior parte dos recursos do FCO ainda disponíveis contemplam o setor empresarial e podem beneficiar os pequenos negócios, os ajudando a vencerem dificuldades na hora de solicitar o crédito. Representantes da Associação Comercial também vão avisar os comerciantes dos bairros sobre a oportunidade.

"Mato Grosso do Sul recebeu, este ano, mais de 2,3 bilhões do FCO, sendo que 50% desse valor tem que ficar para o empresarial e 50% para o rural. O rural foi o que mais demandou. O empresarial ainda tem um valor que, até a última atualização, era de R$ 300 milhões. A nossa ideia é que esse recurso chegue para o grande, médio, e especialmente, o pequeno empresário", relatou Rose.

Dificuldade - A superintendente da Sudeco reconhece dificuldade nas operações de crédito de menor valor e que há pedidos travados, que não avançam junto às instituições financeiras que operam o FCO. O Banco do Brasil é a principal delas, se responsabilizando por cerca de 90% das operações.

Rose apresentou projeto da Caravana ontem, na terça-feira (Foto: Reprodução/Instagram)
Rose apresentou projeto da Caravana ontem, na terça-feira (Foto: Reprodução/Instagram)

 "A gente tem conversado com os bancos para abrirem mais esses espaços, se aproximar mais, facilitar essas operações", disse Rose. No dia da caravana, bancários vão prestar atendimento e tirar dúvidas.

Representantes dos Ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar também vão participar da ação. A abertura será feita pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que seguirá em agenda com gestores e empresários do setor na Capital.

Embora o foco seja o setor empresarial, produtores rurais também poderão ter acesso à Caravana e conferir o que está disponível em linhas de crédito e oportunidade de investimento. Além disso, também poderão receber instruções sobre outras linhas de financiamento disponíveis.

Interior - A Caravana da Sudeco também irá aos municípios de Mato Grosso do Sul, segundo Rose. O calendário com as próximas datas ainda não foi divulgado.

Os demais Estados do Centro-Oeste receberão a mesma ação. Rose afirma ter conseguido dar prioridade a Mato Grosso do Sul. Cuiabá (MT) será a próxima capital visitada. Após, será Goiânia (GO) e Brasília (DF), onde a Sudeco já promove ações permanentes nesse sentido.

Microempreendedores - De acordo com dados obtidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto à Receita Federal, Mato Grosso do Sul tem 287.508 negócios ativos, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Os números são referentes a este mês de agosto.

Ainda conforme o Sebrae, de janeiro a março deste ano, 27% dos empresários de Mato Grosso do Sul buscaram algum empréstimo bancário e, deste número, 48% não conseguiram obtê-lo. O índice consta na pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O serviço presta consultoria gratuita para os que têm dificuldade de reunir documentação e saber qual a melhor linha de crédito para o negócio tocado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias