Para capacitar produtores, Simpósio da Soja terá cinco palestras com técnicos
De olho no desenvolvimento técnico de de produtores rurais de Naviraí - distante 366 km da Capital, a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense) e a Embrapa promovem o 13º Simpósio da Soja no próximo dia 2 de setembro.
O objetivo do evento é realizar palestras técnicas, de mercado e clima para agricultores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região. O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, dentre outros.
Este ano serão realizadas cinco palestras que tratam de diversos assuntos, como manejo de adubação, análise de previsões climáticas, tendências para a safra 2015/2016, irrigação, dentre outros. As palestras serão ministradas por profissionais com vasto conhecimento em pesquisas e pertencem a renomadas universidades e institutos de pesquisa.
Professor da Universidade de São Paulo e coordenador científico da Markestrat, Marcos Fava Neves, vai falar sobre a “Uma Leitura do Agronegócio", destacando que com ações de redução dos custos de produção e melhoria na utilização de recursos, há condições de continuar avançando sustentavelmente em direção a mais produção e mais exportações
“O agronegócio não é a única, mas sem dúvida é a maior chance aberta à sociedade brasileira para inserção mundial nos próximos 30 anos, promovendo com isto o desenvolvimento econômico, social e ambiental de nossa sociedade”, afirma o professor.
Ele ainda destaca que as safras 14/15/16 serão desafiadoras, após anos de bonança em preços, a rentabilidade da produção de grãos deverá cair face principalmente a grandes safras no mundo, notadamente nos EUA, e expectativas também de bons plantios e produções nos países do Mercosul.
A inscrição do simpósio é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no www.copasul.coop.br. O 13º Simpósio da Soja ocorre dia 02 de setembro, às 7 horas na Câmara Municipal de Naviraí.