ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Pequenos negócios são responsáveis por 74% das contratações em MS

Do total dos postos de trabalho, 19.933 foram atribuídos às micro e pequenas empresas

Por Izabela Cavalcanti | 12/12/2024 12:13
Pequenos negócios são responsáveis por 74% das contratações em MS
Mulher arruma manequim de loja pequena em bairro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Os pequenos negócios foram os que mais contrataram no ano, em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Sebrae, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), de janeiro a outubro de 2024, 74% das vagas formais criadas estão nas MPE (Micro e Pequenas Empresas).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Entre janeiro e outubro de 2024, as micro e pequenas empresas (MPE) em Mato Grosso do Sul foram responsáveis por 74% das novas vagas formais, com um saldo total de 26.972 postos de trabalho. O setor de serviços liderou as contratações, seguido pelo comércio, indústria de transformação, construção e agropecuária. O diretor do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou a importância da diversificação econômica para a geração de empregos e enfatizou a necessidade de profissionais qualificados para atender à crescente demanda no mercado, tornando o momento propício tanto para a inserção no mercado de trabalho quanto para o empreendedorismo.

Entre demissões e contratações, o saldo foi de 26.972 postos de trabalho ao longo destes meses. Do total, 19.933 foram atribuídos às micro e pequenas empresas, enquanto as MGEs (Médias e Grandes Empresas) contribuíram com 5.996 vagas.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS e economista, Tito Estanqueiro, a diversificação das atividades econômicas acaba gerando mais empregos no Estado.

“O aglomerar da cadeia de outras atividades acontece e consequentemente dá impulso a uma forte geração de empregos que os pequenos negócios já têm”, destacou.

Ainda conforme Estanqueiro, o momento é favorável para quem deseja se inserir no mercado de trabalho ou empreender.

“Para todo esse avanço acontecer precisamos de profissionais qualificados para atender a demanda, seja da indústria, seja do setor de serviços ou até mesmo do comércio. É um momento muito rico para quem está fora do mercado de trabalho e que tem a oportunidade de se preparar através das diferentes ações voltadas ao empreendedorismo”, complementou.

Os setores que mais se destacaram nos pequenos negócios foram serviços, com 10.233 novos empregos; comércio, com 3.884; indústria de transformação, com 2.215; construção, com 2.070; e agropecuária, com 1.284.

Em relação somente as MPEs, se destacam Serviços de Engenharia, com 1.307 postos; Transporte Rodoviário de Carga, com 1.245, e Atividades de Apoio à Agricultura, com 637.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias