Pesquisa indica queda de 0,8% na intenção do consumo na Capital
Pagamento de contas do começo do ano influenciou no resultado de fevereiro
A Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande diminuiu 0,8 ponto percentual em fevereiro, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O índice saiu de 110,9 pontos para 110,1.
O nível do consumo atual está menor para 32,7%; maior para 27,2%; e igual ao ano passado para 39,9%.
Em relação ao emprego, 57% dos entrevistados estão mais seguros; 14,8% menos seguros; e 16,5% dizem estar igual ao ano passado. Outros 11,7% responderam que estão desempregados.
Sobre a melhora profissional nos próximos 6 meses, para 61,8% está mais positiva e para 27,2% negativa. A renda familiar está melhor para 36,8%; 14,6% pior; e 47,9% está melhor que o ano passado.
“Uma pequena variação, praticamente de estabilidade, que demonstra que o consumidor está cauteloso, mas que não reduziu significativamente o consumo. Provavelmente, com alguns reflexos do início do ano, de pagamento de contas”, afirma a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira.
O levantamento mostra ainda que para 27,5% das famílias está mais difícil conseguir empréstimo; 16,4% mais fácil; e 49,2% igual ao ano passado.
Em relação à aquisição de eletrodomésticos, 39,7% acreditam que é um momento bom; e para 49,9% é um mau momento.
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