ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Prefeitura diz que não vai prorrogar prazo para pagar IPTU com desconto

Central do IPTU está lotada de contribuintes que querem excluir do boleto a cobrança da taxa do lixo

Anahi Zurutuza e Mirian Machado | 09/01/2018 11:10
Prefeitura diz que não vai prorrogar prazo para pagar IPTU com desconto
Central de Atendimento ao Cidadão, um dos locais onde contribuinte pode fazer a nova emissão do boleto do IPTU, sem a taxa de lixo (Foto: André Bittar)

A Prefeitura de Campo Grande não vai prorrogar o prazo do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2018 com desconto de 20% por causa da possibilidade agora de retirada do valor da taxa de lixo. A afirmação é do secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto.

Em entrevista coletiva no fim da manhã desta terça-feira (9), o titular da Seplanfic (Secretaria Municipal de Finanças Planejamento e Controle) afirmou ainda que a Central do IPTU, que fica ao lado do Paço Municipal, vai ficar aberta hoje até o último contribuinte que quiser pagar o imposto e taxa separadamente ser atendido.

O pagamento a parte só poderia ser feito a partir de 2019, conforme definiu a lei municipal que instituiu a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, mas depois de protestos de entidade e reunião com a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), na tarde desta segunda-feira (8), a prefeitura decidiu ceder e abrir a brecha para que contribuintes já pudessem pagar os valores separadamente neste ano.

A medida tomada a dois dias do vencimento do IPTU à vista provocou corrida aos postos de atendimento da prefeitura. Na manhã de hoje, centenas de pessoas formaram fila na Central do IPTU e na Central de Atendimento ao Cidadão, que fica na rua Marechal Cândido Mariano Rondon. Muitas delas já contavam que teriam de passar o dia todo no local.

Susto - A taxa de lixo começou a causar polêmica assim que os carnês do IPTU começaram a chegar às residências. Contribuintes reclamam do valor cobrado.

Enquanto o imposto teve reajuste de 2,56%, o menor desde 2013, a taxa lixo foi novidade, questionada por entidades e alvo de pedido de suspensão no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com Pedrossian até o ano passado a cobrança recebia o nome de taxa de limpeza, também cobrada no boleto do imposto e que gerava arrecadação de R$ 30 milhões por ano.

A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, mais conhecida como taxa do lixo, por instituída pela Lei Complementar 308, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e publicada em 29 de novembro de 2017.

Nos siga no Google Notícias