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Economia

Procura por conciliações é pequena, mas eficiente para resolver problemas

Mariana Rodrigues | 02/07/2015 17:41
O público deste ano não deve corresponder ao dos anos anteriores. (Foto: Marcos Ermínio)
O público deste ano não deve corresponder ao dos anos anteriores. (Foto: Marcos Ermínio)

A 5ª Semana da Conciliação, que começou na segunda-feira (29) e termina amanhã, é uma grande oportunidade para quem tem dívidas com o comércio, encontrar uma forma de quitar seus débitos. Porém, a adesão do público não tem correspondido a expectativa da organização que esperava aumento de 50% no número de pessoas no local.

O presidente da CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), Roberto Oshiro, atribui a baixa procura as dificuldades que alguns clientes têm em resolver suas pendências, pois muitos estão passando por dificuldade financeira e acham que é preciso pagar a entrada no ato da negociação.

"Por ser começo de mês, isso prejudica bastante as negociações, muitas pessoas acham que precisam pagar a entrada à vista, mas tudo é questão de conversar, pois algumas empresas participantes entendem essa dificuldade e acabam prorrogando o pagamento dessa entrada", comenta.

Oshiro explica que a conciliações não obriga a pessoa a fechar um acordo de imediato. O cliente tem a opção de analisar a proposta da empresa e até de oferecer uma contraproposta. A 5ª Semana da Conciliação termina nesta sexta-feira (3), onde as empresas dão descontos nas dívidas e oferecem parcelamentos dos débitos. Mas este serviço é oferecido durante qualquer época do ano na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

Ercílio Flores, gerente de Serviços Comerciais da Energisa. (Foto: Marcos Ermínio)
Ercílio Flores, gerente de Serviços Comerciais da Energisa. (Foto: Marcos Ermínio)

Oportunidades - Uma das participantes da Semana, a Energisa, está oferecendo descontos na parte de juros e multas para quem tem dívidas. O cliente que for negociar a dívida até a amanhã pode contar com vários benefícios, como prorrogar o pagamento da entrada e até pagar com cartão de débito. "Estamos oferecendo parcelamento em até 24 vezes para o cliente, além de descontos que podem chegar até 100% nos juros e nas multas, de acordo com o valor da dívida", afirma Ercílio Flores, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

Ercílio conta que é importante salientar que a pessoa que vai até a Associação Comercial na Semana da Conciliação, deve avaliar quais são as condições disponíveis para a dívida e assim fechar o acordo. "O cliente precisa participar da Semana, pelo menos, para ouvir a proposta e analisar, pois o nosso objetivo é que o cliente regularize a situação dele".

a acadêmica de arquitetura Denise Rolim, 34 anos, aproveitou para regularizar um débito com a Energisa. (Foto: Marcos Ermínio)
a acadêmica de arquitetura Denise Rolim, 34 anos, aproveitou para regularizar um débito com a Energisa. (Foto: Marcos Ermínio)

Quem aproveitou e regularizou sua situação foi a acadêmica de arquitetura Denise Rolim, 34 anos, ela ficou sabendo da Semana de Conciliação através de um programa de rádio e como já havia feito várias tentativas para saldar a dívida de oito meses que tinha com a Energisa, a conciliação chegou na hora certa.

"Nas outras vezes os valores que me apresentavam eram altos e eu não tinha condições de pagar. Hoje eu vim até aqui, fui atendida rapidamente e consegui resolver meu problema. Estou satisfeita. Achei excelente essa iniciativa", comenta.

Serviço - O atendimento acontece das 8h às 18h, na ACICG, que fica na Rua 15 de novembro, 390, Centro, inclusive durante a Semana da Conciliação. Interessados devem levar cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa, como contrato, faturas, ou boleto.

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