Promoções agora são diárias e supermercados vendem 30% a mais
Com o objetivo de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, os supermercados de Campo Grande adotaram estratégias na hora de fazer as promoções. Antes direcionadas em alguns dias da semana, como a quinta verde e a sexta da carne, o foco agora é ofertar produtos todos os dias da semana. Em algumas redes a tática tem dado certo e já aumentou em até 30% as vendas após este tipo de ação ter sido implantada.
No supermercado Compre Bem, que faz parte da Rede Econômica, as vendas de alguns produtos já cresceram em média 30% após as promoções diárias. Nas segundas os produtos de limpeza estão em promoção, na terça-feira o foco é o açougue e produtos do tabloide. Na quarta e quinta o foco são os hortifrútis e na sexta-feira é a carne que está em promoção.
Segundo o gerente da loja, Gerson Souza Cunha, como se trata de uma rede, as vendas variam de bairro para bairro, mas na região do Santo Amaro apresentam crescimento de mês a mês. "As vendas de carne por exemplo, em dias de promoção aumentam em média 30%".
Na rede de supermercados Pires, as promoções diárias foram implantadas desde agosto do ano passado, mas foi intensificada neste ano. Segundo o gerente de uma das lojas, Edilson Santos, a busca por parcerias com os fornecedores garante um preço melhor e a possibilidade de promoções esporádicas. "Essas ações têm ajudado a alavancar as vendas, com isso já aumentamos em 10% se comparado ao período em que os preços estão normais", conta. Com os preços mais baixos, as vendas aumentam e na contramão da crise, Edilson conta que foi preciso aumentar o quadro de funcionários para poder agilizar o atendimento.
Com esse tipo de iniciativa, Edilson comenta que é o cliente quem ganha, pois o foco não é só na carne e hortifrútis, mas sim baixar o preço de vários produtos. "Fora as promoções dos tabloides, temos ainda festivais na padaria com salgados entre R$ 1 e R$ 1,50, além de produtos de mercearia, frios e nos finais de semana fazemos promoções com uma mescla de produtos", conta.
Às segundas-feiras o supermercado oferece promoção em alguns produtos da mercearia, já nas terças é a vez de alguns cortes de carnes. Na quarta e na quinta-feira a promoção é a vez dos hortifrútis e na sexta todos os cortes de carne. No final de semana é uma mescla de itens que se encontram em promoção.
O mesmo se repete no supermercado Legal, conforme conta Ary Ferreira, responsável pelo setor de perfumaria. Ary afirma que após o comércio implantar esse tática de promoções diárias, as vendas aumentaram consideravelmente. "Começamos a dar descontos mais agressivos, ou seja, mais baixos em alguns produtos, se comparado aos concorrentes".
Segundo ele, os clientes já estão familiarizados com os dias de promoção e por isso deixam para ir ao supermercado nos dias específicos, mas sempre levam algo a mais do que os produtos que estão em oferta. "O cliente vem buscar os produtos da promoção, mas sempre levam algum produto a mais", comenta ele. Apesar de ter promoções todos os dias, Ary conta que os dias de maior procura são a terça da carne e a quarta e quinta-feira, onde tem promoção de hortifrútis.