Riedel irá a Brasília para agilizar concessão privada de rodovias federais
Meta é que União agilize concessão privada ou que governo federal "passe adiante" para MS fazer contratos
O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), disse que irá a Brasília no dia 8 de fevereiro para tentar adiantar resolução sobre a concessão das BRs 163, 262 e 267 à iniciativa privada. O tema deve ser debatido no Ministério dos Transportes e ANTT (Agência Nacional dos Transportes e Terrestres).
O plano do governo estadual é incentivar PPPs (Parcerias Público-privadas), em que há entrega de operação do serviço para setor privado em contratos a longo prazo, mediante investimento.
“Não podemos admitir mais esperar, ainda mais com Estado que cresce de 2% a 3% ao ano”, disse Riedel esta tarde, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde participou da cerimônia de posse de nova diretoria da entidade.
Riedel diz que a intenção é uma solução definitiva pois, caso o governo federal não feche as concessões, que passe adiante para o Estado, delegando responsabilidade.
O governador citou como exemplo o que aconteceu com a BR-158, cedida pela União e que, juntamente com a MS-112, foram cedidas em regime de PPP, em contrato que deve ser assinado no início de março. Essa cessão também está sendo pedida para as BRs 163, 262 e 267, caso o governo federal não leve adiante a PPP. “Temos pressa”, garantiu.
A BR-163 está em processo de relicitação, depois que a CCRMS Via abriu mão da rodovia, alegando perdas financeiras.