Setor de bares e restaurantes espera dobrar o faturamento neste Dia das Mães
“É o melhor dia de vendas para o setor durante o ano inteiro", diz Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel
No Dia das Mães, celebrado neste domingo (14), bares e restaurantes de Campo Grande e do interior esperam grande movimento. De acordo com o presidente da Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de Mato Grosso do Sul, Juliano Wertheimer, essa é a melhor data de vendas do ano para esses estabelecimentos.
“É o melhor dia de vendas para bares e restaurantes durante o ano inteiro. Para os locais que têm operações diurnas, que trabalham no almoço, o Dia das Mães é o melhor do ano, apesar de ser um dia de pouco giro - as pessoas ficam bastante tempo no restaurante”, destaca.
Wertheimer ressalta que, mesmo sendo um dia com menos rotatividade de clientes, a data é extremamente concorrida e apresenta um ticket médio mais alto. As pessoas tendem a passar mais tempo nos restaurantes, consumindo mais bebidas e sobremesas, o que eleva o gasto médio por pessoa. Além disso, é comum ocorrerem encontros de diversas gerações da família em grandes mesas.
“As pessoas ficam mais tempo, consomem mais bebidas, consomem sobremesa e assim aumentam o gasto médio por pessoa, além de fazerem grandes mesa, muitas vezes com três ou até quatro gerações da família presentes. Então, é um dia muito festivo”, destaca o presidente da Abrasel.
Os restaurantes se preparam com antecedência para esse dia especial. Em termos de faturamento, estima-se um aumento de 50% em relação a um domingo comum, segundo o presidente da entidade.
Quanto às oportunidades de trabalho, há uma grande demanda por vagas temporárias, que surgem não apenas no dia em si, mas desde as vésperas. “É uma das ocasiões em que mais se abrem vagas temporárias, não só no dia, mas desde quinta-feira já vem surgindo posições para trabalhar os preparativos de cozinha, de confeitaria e, claro, um dia antes, com o atendimento”.
Juliano Wertheimer ainda destaca a importância de os estabelecimentos contarem com uma área de espera adequada, com cadeiras e preferencialmente cobertura, para reter e atender um maior número de clientes: “Se o dia for frio ou formar algum sol, também é uma oportunidade de antecipar a venda. Então, uma vez que as famílias já estão no estabelecimento, na fila de espera ali já pode ser começado a fornecer bebidas, petiscos, porções, dizer o que é servido na casa. É um momento já de iniciar as vendas e iniciar o atendimento, assim segurando as pessoas na casa até a chegada dela”.
O presidente da Abrasel garante que os restaurantes estão se preparando com grande organização para esse dia especial e assegura que todos os clientes serão bem atendidos. Mesmo aqueles que chegarem com um pequeno atraso terão sua parcela de espera atendida, pois os estabelecimentos estão preparados para atender até o último cliente amanhã.
Economia - Pesquisa Sazonal de Intenção de Compras do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que estão previstos R$ 145.059.666 em gastos neste ano, valor 60% maior que o ano passado.
Os valores são divididos em R$ 71.974.285 em compras de presentes e R$ 73.085.381 em comemorações. Levantamento da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) aponta que 72% dos comerciantes esperam vender mais nas vésperas da data, em relação ao ano anterior.